Regional 18.03.2024 11H41
Famílias de S.Gregório terão novas habitações em 2026
Câmara Municipal de Braga, através da BragaHabit, adquiriu um terreno ao colégio de São Caetano e vai construir 10 casas modulares, no valor de um milhão e 350 mil euros.
As famílias que vivem em construção abarracada no monte de S.Gregório terão novas habitações em 2026.
A Câmara Municipal de Braga, através da BragaHabit, adquiriu um terreno ao colégio de São Caetano e vai construir 10 casas modulares, no valor de um milhão e 350 mil euros.
“Este processo revestia-se de particular complexidade, visto que o local onde se encontram não é propriedade municipal, mas do Colégio de São Caetano e, portanto, foi necessário, de alguma forma, instar um processo negocial para que encontrássemos uma solução, que passou efetivamente pela aquisição de uma parte de um terreno que pertencia também ao Colégio de São Caetano numa área de cerca de 3.500 metros quadrados”, explicou o administrador da Bragahabit, Carlos Videira.
O contrato de compra e venda foi assinado no dia 29 de fevereiro. A ideia, de acordo com o administrador, é avançar com a construção de dez habitações, que deverão estar concluídas em 2026.
Em causa estão dez famílias e cerca de 40 pessoas, com quem a empresa municipal reuniu na semana passada. A construção será modular, “para encurtar um pouco os períodos de construção e para que possam ser enquadráveis dentro do financiamento do 1.º Direito”.
A aquisição do terreno e a construção das dez habitações implica um investimento de um milhão e 350 mil euros.
Entretanto, foi já “submetido um pedido de destaque da área que foi negociada ao município e que estará em vias de conclusão, depois, avançaremos para a escritura”. “Segue-se a submissão da candidatura ao 1.º Direito, assim que esta seja aprovada, ainda no decorrer deste ano, lançaremos o concurso público para a construção destas habitações e esperemos que esteja concluído ainda durante o ano de 2024, para que no início do próximo ano ela possa arrancar”, acrescentou. Segundo Carlos Videira, “se tudo correr dentro da normalidade as habitações estarão concluídas em junho de 2026”.