ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CM VNF
Liliana Oliveira

Regional 14.05.2024 14H51

Famalicão terá casa para sem-abrigo e famílias em situação de emergência social

Escrito por Liliana Oliveira
Investimento de 2,5 milhões de euros será financiado pelo PRR.
Bacelar Ferreira e Mário Passos sobre o projeto

false / 0:00

Vila Nova de Famalicão lançou, esta segunda-feira, a primeira pedra d’A Casa que vai acolher pessoas em situação de sem-abrigo, na freguesia de Calendário. O terreno de nove mil metros quadrados foi cedido pela Câmara de Famalicão e o edifício representa um investimento de 2,5 milhões de euros sendo que a associação Dar as Mãos estima que seja financiado em 75% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


“Não haveria melhor forma de celebrar os trinta anos da Dar as Mãos que lançar à terra a semente de um projeto que é também um sonho transportado ao longo de todo este tempo”, disse Bacelar Ferreira, presidente da instituição de solidariedade social de Famalicão, ontem, no lançamento da primeira pedra.

A Casa será um espaço residencial para cidadãos que se encontrem em situação de sem abrigo e famílias em situação de emergência social com quartos individuais para 32 pessoas adultas e alojamento de transição para quatro agregados familiares, assim como áreas de apoio e técnicas e espaços para o crescimento pessoal, educacional e bem-estar, visando a capacitação e a formação profissional de pessoas sem abrigo, com deficiência e em situação de carência socioeconómica.


“Há cada vez mais e maiores necessidades e este projeto vai criar melhores condições não só para acolher as pessoas mas também criar oportunidades a quem aqui venha a ficar, criando emprego e estimulando a criação do próprio emprego” acrescentou Bacelar Ferreira.

Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, promete “continuar a ajudar o projeto”, que, no seu entender, “complementa a rede social” do concelho. “A Dar as Mãos tem sido exemplar no acompanhamento de pessoas em clara situação de dificuldade e que aqui vai construir novas respostas para as necessidades existentes nesta área de ação social”, acrescentou o autarca. 

Deixa-nos uma mensagem