Cultura 08.11.2025 16H34
Exposição propõe novo olhar sobre os centros comerciais de primeira geração
Arranca este sábado e decorre até 23 de novembro no Shopping Santa Cruz com 16 peças artísticas e arquitetónicas de cocriação.
Recentrar os chamados centros comerciais de primeira geração no debate urbano e artístico contemporâneo. Este é o objetivo da exposição que arranca este sábado e decorre até 23 de novembro no Shopping Santa Cruz com 16 peças artísticas e arquitetónicas de cocriação que pretendem recentrar este edifício no debate urbano e artístico contemporâneo.
O projeto conta com a curadoria dos Space Transcribers e integra o projeto artístico da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura. A RUM recebeu em seus estúdios os curadores do projeto Daniel Pereira e Fernando Ferreira, que a exposição é fruto de residências artísticas, oficinas e uma Summer School.
As obras são de Ana Areias, Artristas, BUREAU, Coletivo P22, Colectiva Ta Ta, Gonçalo Araújo, Inês Barros, Kindergarten Coletivo, Maria João Petrucci, Marisa Fernandes, Miguel De, Mónica Faria, Oitoo, Ouest Architecture, Pedro Augusto e Svenja Tiger.
Já Daniel Pereira aponta que o trabalho procura ativar o debate sobre a utilização destes edifícios, “naquilo que é um assunto urbano da cidade, que são os mais de 25 centros comerciais de primeira geração que foram construídos na década de 80 e 90”. As obras, sublinha, mostram “outras visões, outras formas de olhar para estes espaços, que não são só de uma ideia de abandono ou desuso, mas enquanto espaços de oportunidade”.
A inauguração deste projeto expositivo final terá lugar no Shopping Santa Cruz, este sábado pelas 17h00, sendo precedida por uma Assembleia de Encerramento, às 16h00, no Theatro Circo, num momento de conversa aberta para refletir sobre o projeto, as suas potencialidades e principais desafios.