Regional 07.04.2024 15H09
Exposição homenageia arquiteto Fernando Jorge na Galeria da USF do Minho
Mostra estará patente até 28 de junho.
'E a mão do Homem toca a de Deus' é o nome da exposição que presta homenagem ao legado do arquiteto Fernando Jorge, na Galeria da USF do Minho, e que estará patente até 28 de junho.
Entre esquiços e trabalhos de execução concebidos à mão, a mostra reúne mais de 30 de trabalhos do arquiteto bracarense. "Ao longo da sala, as linhas de desenho livre prendem o olhar de quem por lá passa, entre os quais se encontra o retrato da sua avó", lê-se no comunicado enviado à redações.
Nascido a 21 de janeiro de 1954 em Parada de Bouro, Vieira do Minho, Fernando Jorge Peixoto Dias iniciou a sua carreira como professor primário, até se formar arquiteto pela Escola Artística e Profissional Árvore no Porto, na década de 80, tendo falecido em 2019.
De acordo com o comunicado, entre as obras mais emblemáticas, destacam-se as reabilitações do Bom Jesus do Monte, Sameiro, Palácio Dona Chica e ‘quartéis’ da Nossa Senhora da Abadia. No panorama da arquitetura contemporânea, figuram projetos como o Hotel Meliã, ISAVE e inúmeras obras de habitação familiar.