ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: USF do Minho
Catarina Martins

Regional 07.04.2024 15H09

Exposição homenageia arquiteto Fernando Jorge na Galeria da USF do Minho

Escrito por Catarina Martins
Mostra estará patente até 28 de junho.  

'E a mão do Homem toca a de Deus' é o nome da exposição que presta homenagem ao legado do arquiteto Fernando Jorge, na Galeria da USF do Minho, e que estará patente até 28 de junho.


Entre esquiços e trabalhos de execução concebidos à mão, a mostra reúne mais de 30 de trabalhos do arquiteto bracarense. "Ao longo da sala, as linhas de desenho livre prendem o olhar de quem por lá passa, entre os quais se encontra o retrato da sua avó", lê-se no comunicado enviado à redações.


Nascido a 21 de janeiro de 1954 em Parada de Bouro, Vieira do Minho, Fernando Jorge Peixoto Dias iniciou a sua carreira como professor primário, até se formar arquiteto pela Escola Artística e Profissional Árvore no Porto, na década de 80, tendo falecido em 2019.


De acordo com o comunicado, entre as obras mais emblemáticas, destacam-se as reabilitações do Bom Jesus do Monte, Sameiro, Palácio Dona Chica e ‘quartéis’ da Nossa Senhora da Abadia. No panorama da arquitetura contemporânea, figuram projetos como o Hotel Meliã, ISAVE e inúmeras obras de habitação familiar.

Deixa-nos uma mensagem