ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 11.02.2025 15H02

Eurodeputado Paulo Cunha abre programa de estágios com bolsa mínima de 1.500 euros

Escrito por Liliana Oliveira
Candidaturas abertas até 28 de fevereiro. 
Declarações do eurodeputado Paulo Cunha

false / 0:00

O eurodeputado Paulo Cunha vai recrutar cerca de 15 estagiários, até ao final do mandato, no Parlamento Europeu. As candidaturas ao programa de estágios remunerados, para jovens com formação superior, com ou sem experiência profissional, estão abertas até 28 de fevereiro.


O eurodeputado explicou, em entrevista à RUM, que pretende “introduzir os jovens portugueses na dinâmica das instituições comunitárias”. “Há um défice de integração de portugueses na União Europeia e nada melhor do que estimular os jovens, que muito têm a ganhar com o aprofundamento desses laços na relação com as mesmas instituições”, acrescentou.


A oportunidade de estágio não se restringe ao gabinete do eurodeputado Paulo Cunha, sendo que outro dos objetivos da iniciativa é “mostrar aos jovens que há outras oportunidades no espaço comunitário e criar condições para que não fiquem atrás de jovens de outros países”.


Cada jovem selecionado terá direito a uma bolsa mínima de 1500 euros, que será atribuída por um período mínimo de três meses. “Existem outras oportunidades, noutras instâncias europeias, onde o tempo do estágio pode ser superior e a compensação financeira podem ir além dessa”, fez saber Paulo Cunha.


"Procuramos jovens que sejam arrojados, disponíveis, que saiam da zona de conforto. Não queremos tirar os jovens de Portugal, mas fazer deles jovens mais capacitados, para, quando regressarem, poderem aplicar o que aprenderam aqui", destacou. 


O eurodeputado só poderá ter um estagiário a cada três meses no seu gabinete, mas espera até ao final do mandato dar oportunidade a entre 12 e 15 jovens. A experiência, admite, pode ser o início de um percurso profissional mais longo. A oportunidade está aberta a jovens de várias áreas do saber. 


As candidaturas podem ser feitas até 28 de fevereiro, através de preenchimento de formulário no google forms.

Deixa-nos uma mensagem