Autárquicas 2025 14.10.2025 20H25
"Eu sempre respeitei resultados. Não acho produtivo este jogo"
João Rodrigues, eleito presidente da Câmara Municipal de Braga este domingo, admite que a hipótese de um pedido de recontagem da votação parece ser do candidato do PS/PAN, António Braga, [que ainda não o felicitou pela vitória de domingo].
O presidente eleito para a Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, considera que a "ideia" de colocar a hipótese de um pedido de recontagem da votação parece ser do candidato do PS/PAN, António Braga, [que ainda não o felicitou pela vitória de domingo]. O comentário foi feito à RUM por João Rodrigues, esta terça-feira, a propósito de um especial autárquicas no rescaldo dos resultados de domingo, com destaque para Braga.
Esta segunda-feira, em declarações à RUM, Pedro Sousa, nº3 da candidatura protagonizada por António Braga e também presidente da comissão política socialista em Braga, felicitou o vencedor, João Rodrigues, admitiu que os resultados não foram ao encontro dos objetivos do PS, evidenciando, no entanto, que "há questões pendentes" naquela que foi uma eleição "apertada".
"Há algumas questões de dúvida de apuramento em algumas assembleias de voto que, naturalmente farão, dentro do espírito da lei, o seu caminho", disse à RUM Pedro Sousa. Mediante as conclusões da Assembleia Geral de Apuramento, que arrancou esta terça-feira no Tribunal de Braga, os socialistas decidirão se avançam ou não para um eventual pedido de recontagem.
Ora, João Rodrigues, presidente eleito no passado domingo, comentou na RUM a questão levantada pela segunda candidatura mais votada. "Honestamente, acho que nem é uma questão do Partido Socialista: o secretário-geral do PS anunciou no domingo que perdeu as eleições em Braga, o presidente da concelhia de Braga do Partido Socialista deu-me os parabéns, o mesmo ainda não aconteceu com o António Braga. E a mim parece-me que esta ideia não é do Partido Socialista e que é de algumas pessoas, - e é legítimo, as pessoas têm direito a fazer uso das armas jurídicas que entenderem. Agora, se eu acho que é produtivo, ou se acho que as pessoas interpretam bem este jogo, honestamente... eu sempre respeitei os resultados, desde novo, sempre que fui a eleições", respondeu à questão colocada pela RUM.
A coligação Juntos por Braga, recorde-se, venceu as eleições autárquicas com 26.378 votos. O PS/PAN ficou em segundo lugar com 26.102 votos, menos 276 que a coligação PSD/CDS.
A Assembleia de Apuramento Geral arrancou esta terça-feira no Tribunal de Braga, sendo um processo natural em todos os municípios. É presidida por um juiz, que certifica se aquilo que ocorreu está em ordem, verificando, nomeadamente, os números totais de votos obtidos por cada lista. Segundo o especialista consultado pela RUM, António Cândido Oliveira, é natural que a Assembleia de Apuramento tenha um cuidado especial para verificar se tudo está em ordem”, dada a proximidade de resultados. O processo em curso deverá ficar concluído entre esta quarta e quinta-feira, sendo expectável que entretanto os socialistas anunciem uma decisão.
A reportagem completa aos resultados eleitorais em Braga e em Guimarães pode entretanto ser escutada em podcast.
A noite eleitoral foi acompanhada pela RUM ao longo de seis horas em emissão contínua e já está disponível.