ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Monumento evocativo a D. Diogo de Sousa. (FOTO: CMB)
Elsa Moura

Regional 20.06.2021 12H20

Está inaugurado o monumento que evoca o Arcebispo D. Diogo de Sousa

Escrito por Elsa Moura
Novo monumento da cidade de Braga fica situado entre a rua dos Capelistas e a rua Dr. Justino Cruz. Visualmente, a obra parece dividir a opinião pública.

Braga inaugurou este sábado um novo monumento na cidade de Braga, desta feita, em memória do Arcebispo D. Diogo de Sousa. Designado 'Porta Aberta' está instalado entre a rua dos Capelistas e a rua Dr. Justino Cruz. A peça com 7m x 2m em estrutura metálica forrada a chapa de bronze é da autoria da Sequeira Arquitetos Associados, que conquistou o primeiro prémio no concurso de ideias lançado pelo Município.


O autarca bracarense, Ricardo Rio, refere que este monumento "é um ato de justiça" a esta figura da igreja que deixou marcas na cidade dos arcebispos.

"Braga é conhecida como a Cidade dos Arcebispos e a eles deve, ao longo da sua história, muitos dos impulsos para se tornar uma Cidade pujante na região onde se insere, a crescer em projetos inovadores na área da educação, da valorização patrimonial e do ordenamento urbanístico", afirmou, assinalando que a atual maioria que governa a Câmara de Braga tem procurado reforçar a estatuária da Cidade com exemplos como Salgado Zenha, D. Frei Bartolomeu dos Mártires e com o Imperador César Augusto, fundador da Cidade.


Na mesma cerimónia, Miguel Bandeira, vereador do Urbanismo e Património, explicou que não é possível compreender a história da Cidade sem conhecer a obra mecenática do Arcebispo D. Diogo de Sousa. "Ainda hoje o fundamental dos espaços públicos do centro histórico de Braga tem a sua marca. O relevo da sua obra é tão importante no plano civil como no religioso. Há uma Braga antes e uma depois de D. Diogo de Sousa. Com D. Diogo de Sousa Braga abriu-se ao mundo, modernizou-se no domínio urbano, da economia (rede de mercados), na assistência e na saúde, no ensino lançando as bases dos Estudos Gerais de Braga e na reforma da igreja", salientou o vereador.


Desde a sua inauguração, as dezenas de comentários publicados nas redes sociais do município de Braga mostram alguma divisão da população face às caraterísticas do referido monumento.


D. Diogo de Sousa (1461 - 1532) foi Arcebispo de Braga durante 27 anos, considerado como um dos mais importantes promotores da história da Braga.

Deixa-nos uma mensagem