Regional 13.07.2023 08H54
Esperado retorno económico de 20 ME e um milhão de pessoas na Noite Branca de Braga
Câmara de Braga vai investir meio milhão de euros em 48horas de programação e mais de 150 eventos.
A Noite Branca deverá ter um retorno económico de 20 milhões de euros. Com um investimento de 500 mil euros e uma programação com mais de 150 eventos, o objetivo é que este ano se bata o recorde de afluência de público, que o ano passado se aproximou de um milhão de pessoas ao longo dos três dias.
Na apresentação do evento, ontem à noite, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, revelou as novidades da edição deste ano. “A principal novidade é a transferência do palco principal, que normalmente tinha lugar na Praça do Município, para o Pópulo, por razões de segurança, e reservaremos a Praça do Município para outro tipo de espetáculos”, afirmou.
Ao nível da programação, Rio destaca os “vários protagonistas locais”, não esquecendo os “grandes artistas da música portuguesa, que vão estar nos palcos principais”. “São nomes que seguramente serão fonte de atração adicional”, apontou o autarca.
Segundo o presidente da Câmara, “o investimento está em linha com os anos anteriores, é de cerca de meio milhão de euros”. “Em termos de retorno, a estimativa que fizemos ronda aos 20 milhões de euros, em termos de atividades económicas, desde a hotelaria, ao comércio, à restauração, que poderão estar ligadas a todas as atividades que aqui vamos protagonizar”, acrescentou.
Depois de em 2022 terem passado pela Noite Branca de Braga cerca de um milhão de pessoas, este ano, Ricardo Rio espera “que a programação atraia ainda mais pessoas ao longo dos três dias”.
Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga, está seguro de que esta será “a melhor Noite Branca de sempre”. “Braga tem essa particularidade, ano após ano, em cada evento que faz, está a apresentar números recordes e esta será, sem dúvida, a melhor Noite Branca de sempre”, frisou.
Como já é habitual, à programa do evento juntam-se as habituais Festas Brancas, em que os empresários da cidade se juntam para fazer pequenas festas alusivas ao tema.
Procura dos TUB na Noite Branca cresceu 162% entre 2019 e 2022
Os Transportes Urbanos de Braga voltam a associar-se à Noite Branca, disponibilizando seis autocarros e 18 motoristas. “Vamos dispor de três interfaces: um no Minho Center, outro no Estádio Municipal e um outro no E. Leclerc, onde as pessoas podem deixar as suas viaturas e apanhar um transporte pela quantia de 1 euro ida e volta”, anunciou a presidente do conselho de administração da empresa, Olga Pereira.
Entre as 19h00 e as 21h00, haverá autocarros de dez em dez minutos e, entre as 21h00 e as 05h00, de cinco em cinco minutos.
Olga Pereira evidenciou ainda o aumento da procura deste serviço, nos últimos anos, sendo que em 2022 denotou-se um aumento de 162% face a 2019, passando de oito mil passageiros transportados para 21 mil.
Além de música, a Noite Branca de Braga conta com teatro, circo contemporâneo, dança, arte pública, circuitos pelo património, exposições e oficinas artísticas.
Os museus da cidade voltam a abrir as portas fora de horas com visitas guiadas gratuitas.