Cultura 08.07.2025 16H00
Gualterianas 2025 devem atrair meio milhão de visitantes
Marchas Gualterianas decorrem na noite de 4 de agosto e contam com nove carros inscritos até ao momento.
Mais de meio milhão de pessoas deverão passar pelas Gualterianas, em Guimarães, de 17 de julho a 4 de agosto.
As Marchas Gualterianas são o ponto alto das festividades e decorrem na noite de 4 de agosto.
Miguel Oliveira, vereador da Cultura, reconhece que é difícil apontar o número de visitantes esperados, bem como contabilizá-los, mas acredita que a programação será capaz de atrair às ruas da cidade “mais de meio milhão de pessoas”.
Hugo Freitas, diretor executivo da Oficina, deu conta de alguns dos principais momentos do programa deste ano. As Gualterianas abrem no dia 17 de julho, às 18h00, no Jardim da Alameda de São Dâmaso, com a Feira de Artesanato de Guimarães. No dia 1 de agosto, o Largo da Misericórdia acolhe o Festival Internacional de Folclore, a partir das 21h00. Nessa mesma noite, António Zambujo atua com o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, no Largo do Toural. No dia seguinte, decorre a Feira de Gado e o Concurso Pecuário, no Campo de S. Mamede e, à noite, Carolina Deslandes convida Agir e Rita Rocha, um concerto seguido da sessão de fogo de artifício. Antes disso, às 18h00, está de volta a Batalha das Flores. A 3 de agosto, decorre na Igreja de S. Francisco as festividades litúrgicas em honra de S. Gualter e, às 18h00, a majestosa procissão. Na noite de domingo, Ana Bacalhau, IRMA, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro atuam com a Orquestra de Pevidém. A programação encerra com a Marcha Gualteriana, no dia 4, a partir das 22h00.
Nove carros nas Marchas Gualterianas
As Marchas Gualterianas contam, para já, com nove carros inscritos: o carro da Cidade, da Criança, de S. Cipriano, de Camilo Castelo Branco e um carro alegórico com a Capital Verde Europeia como inspiração, outro do Café centenário Oriental, Super Mário, um carro dedicado à Vitrus e o carro de Guimarães - Passado, Presente e Futuro.
As marchas percorrem as principais ruas do centro da cidade, na noite de 4 de agosto, fechando com chave de ouro várias dias de festa na cidade.
Feira de Artesanato com 35 artistas de vários locais
A 27.ª edição da Feira de Artesanato decorre, no Jardim da Alameda de São Dâmaso, de 25 de julho a 4 de agosto. Este ano, serão 35 artesãos, 20 dos quais de outras regiões, dedicados a diferentes artes, desde a cerâmica, madeira, serralharia, bordado ou joalharia, dispersos por 43 stands.
Serão ainda promovidas oficinas de gravura, serigrafia, de olaria ou construções de fantoches de meia. “Vamos lançar duas coleções, uma em joalharia e outra em pele, que se apropriaram da cantarinha dos namorados”, deu nota Catarina Pereira, da organização.
Pode conhecer a programa na íntegra aqui.