Academia 07.05.2025 18H11
Escola de Ciências da UMinho lança minifoguete experimental no Dia da Europa
Projeto de professores e estudantes descola a 9 de maio, às 15h00, no Parque da Devesa, em Famalicão. O foguete tem 1,20 metros de altura, um sistema de propulsão sólida de nova geração, sensores avançados e um sistema eletrónico otimizado.
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) vai lançar esta sexta-feira, 9 de maio, um minifoguete experimental com tecnologia inovadora, marcando simbolicamente o Dia da Europa.
O lançamento está agendado para as 15h00 no Parque da Devesa, em Famalicão, perante representantes autárquicos, convidados institucionais e cerca de uma centena de alunos do ensino secundário.
O foguete tem 1,20 metros de altura e destaca-se por um sistema de propulsão sólida de nova geração, sensores avançados e um sistema eletrónico otimizado. Desenvolvido nos últimos meses por uma equipa multidisciplinar, o projeto envolve estudantes de licenciatura, doutoramento e formação profissional, sob coordenação dos docentes Joaquim Carneiro, Manuel Filipe Costa e do investigador Iran Rocha Segundo.
“O motor usa uma formulação específica de propelente, com oxidante, combustível e carga retardadora, o que melhora a combustão e o desempenho do sistema”, explica Joaquim Carneiro, professor do Departamento de Física da ECUM. Uma célula de carga de baixo custo foi também construída para medir o impulso total da câmara de combustão e a força máxima do motor.
O voo será breve, com o foguete a subir até atingir o ponto máximo permitido pela propulsão, antes de regressar naturalmente ao solo. Além de demonstrar capacidade técnica e científica, o evento visa inspirar vocações na área aeroespacial.
O projeto contou com a participação de alunos da licenciatura e doutoramento em Física, de Engenharia Aeroespacial da UMinho e da Escola Profissional CIOR. Estão já a ser considerados novos projetos e parcerias, com possibilidade de cofinanciamento futuro.