ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Hugo Delgado
Vanessa Batista

Regional 12.07.2023 12H29

Equipa comunitária de saúde mental de Braga vai dar resposta ao ACES Gerês/Cabreira

Escrito por Vanessa Batista
Estão em curso as obras para a construção do novo hospital de dia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães. 

O serviço de psiquiatria do Hospital de Braga vai receber uma equipa comunitária de saúde mental que irá dar resposta ao ACES Gerês/Cabreira. A informação é avançada pelo coordenador regional do Norte para a saúde mental, Pedro Morgado, que está a assinalar um ano nestas funções. 


O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de 88 milhões de euros para a reforma da saúde mental. Trata-se do "maior investimento de sempre na área", no entanto, continua a ser insuficiente para "dar resposta a todas as necessidades", de acordo com o responsável. 


Além das infraestruturas, o PRR financia também estas equipas comunitárias que são constituídas por um médico psiquiatra, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social e um administrativo. O objetivo passa por realizar um acompanhamento "mais próximo e personalizado" às populações.


Braga vai receber uma das equipas comunitárias que irá dar resposta ao ACES Gerês/Cabreira. No futuro, há a possibilidade de criar uma outra equipa para servir a zona de Barcelos/Esposende. 


Em funcionamento estão já três equipas na área da infância e adolescência no Tâmega e Sousa, Vila Real e Viana do Castelo. No caso dos adultos são duas em Bragança e Vila Real, respetivamente.


Atualmente, a falta de recursos humanos é o principal entrave para o trabalho no terreno. "Numa situação ideal, por cada 75 mil a 100 mil pessoas, nós deveríamos ter uma equipa comunitária. Estamos longe desse objetivo", garante 


Em termos de infraestruturas, já está em andamento a construção do novo hospital de dia do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, que ficará junto à atual unidade de saúde, mas será inteiramente dedicado à psiquiatria. Além disso, está em andamento a ampliação do internamento.


Pedro Morgado, psiquiatra e docente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, ocupa o cargo de coordenador regional do Norte para a saúde mental desde 2022. O mandato termina em 2025.


Entre o final do ano de 2023 e o início de 2024, será publicada a nova versão do Plano Regional de Saúde Mental. A equipa aguarda a publicação das novas redes de referenciação em saúde mental. Recorde-se que o Plano Nacional de Saúde Mental tem vindo a ser estendido desde 2016.

Deixa-nos uma mensagem