ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Academia 27.05.2022 12H35

Empregabilidade de jovens com ensino superior acima dos 70% na pandemia

Escrito por Liliana Oliveira
Esta é uma das conclusões de um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos divulgado esta sexta-feira.

O 'prémio' de empregabilidade do ensino superior subiu consideravelmente durante a pandemia.

O mesmo não aconteceu para os diplomados do ensino secundário. Esta é uma das conclusões de um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos divulgado esta sexta-feira.


De acordo com o documento, “a pandemia penalizou o emprego dos mais jovens e menos qualificados, com possíveis reflexos futuros nos salários e na produtividade”. “Embora todos os segmentos tenham sido afetados pela crise, a taxa de empregabilidade dos jovens com ensino superior manteve-se sempre acima dos 70%. Nos jovens com um menor nível de qualificações, a taxa de empregabilidade baixou significativamente e de forma bastante persistente”, lê-se ainda no estudo.


Entre os penalizados, estão, além dos trabalhadores menos qualificados, pessoas “com vínculos de emprego menos estáveis e mais curtos no tempo, e do sexo feminino”.

O estudo dá ainda a indicação que “a pandemia inclinou a procura de trabalho em favor dos mais qualificados”. “Os resultados das estimações confirmam também que o nível de qualificações, por um lado, e a idade e experiência potencial dos trabalhadores, por outro, foram determinantes essenciais dos fluxos de emprego. A julgar pelos dois primeiros anos, a pandemia parece ter voltado a enviesar a procura de qualificações em favor dos mais qualificados”, frisam.

Em sentido inverso, “mais representativa é a queda do volume de trabalho dos trabalhadores menos qualificados”.


Pode consultar o estudo aqui

Deixa-nos uma mensagem