ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Marcelo Hermsdorf / RUM
Liliana Oliveira

Legislativas 2025 07.04.2025 17H54

"Eleger um deputado por Braga seria importante para o partido e para o distrito"

Escrito por Liliana Oliveira
Lista encabeçada por Jorge Oliveira Araújo entregou, ao início da tarde desta segunda-feira, a documentação no Tribunal de Braga.
Declarações de Jorge Araújo, cabeça de lista do Livre por Braga

false / 0:00

Jorge Oliveira Araújo acredita que, nas legislativas antecipadas de maio, o Livre conseguirá eleger um deputado pelo círculo eleitoral de Braga. A lista foi entregue, ao início da tarde, no Tribunal de Braga. O partido liderado por Rui Tavares cresceu quase 2%, entre 2022 e 2024, no distrito.


“O nosso objetivo é passar a mensagem do Livre, um partido progressista, ecologista, europeísta e, acima de tudo, conseguir eleger um deputado no distrito, seria muito importante para o partido, para o distrito e para o país” disse o cabeça de lista, hoje, à porta do Tribunal.


A habitação pública é uma das bandeiras do partido, que defende que não se atingem os objetivos com o aumento das “áreas de construção ou com a nova lei dos solos”. “Temos que fazer aquilo que já foi feito nos outros países, que é aumentar a oferta de construção pública, que consiga dar habitação à nossa classe média”, apontou.

Na mobilidade, o Livre lamenta a “dependência excessiva do automóvel”. O eixo industrial da região do quadrilátero “é muito forte” e, para Jorge Araújo, há uma clara “falta de oferta de transportes públicos”.


“Tive uma carreira na Europa, durante muitos anos. Estive cerca de 15 anos a trabalhar fora, trabalhei na Irlanda, depois estive em Itália, onde fui consultor da Comissão Europeia durante mais de 10 anos, nas questões ambientais e de segurança no trabalho”, referiu. O candidato aponta ainda que o setor agrícola “é fundamental, para a transição energética e a neutralidade carbónica”.


Jorge Oliveira Araújo é o cabeça de lista do Livre, em Braga. A ambição é garantir, pela primeira vez, a eleição de um deputado do partido por este círculo eleitoral. Em 2024, o partido conseguiu mais nove mil votos, face a 2022, tendo sido a sexta força política mais votada.


c/Marcelo Hermsdorf

Deixa-nos uma mensagem