Academia 01.12.2023 14H52
EEG inaugura exposição dedicada aos "Percursos" de 41 anos de história
Exposição conta com mais de uma dezena de painéis, que retratam os momentos que marcam a história da Escola de Economia e Gestão da UMinho.
Foi inaugurada esta quinta-feira a exposição “Percursos da EEG”. O átrio da Escola de Economia e Gestão acolhe agora mais de dez painéis com fotografias e momentos marcantes dos seus 41 anos de história. O despacho de criação da EEG, as dedicatórias que constam no livro de honra, lançado em 2022, os nomes que presidiram a Escola, a atual estrutura, alguns dos alumni, a investigação, ensino e aprendizagem, a EEG nos media, acreditações, associações de estudantes e as pessoas são estes alguns dos destaques da exposição que conta parte da história de uma escola que nasceu em 1982, na Rua D. Pedro V.
Cláudia Simões, presidente da EEG, explica que a mostra tem como objetivo “dar uma ideia do que a Escola faz”. “Momentos como o nosso processo de revisão da missão, dos valores e visão da Escola, o momento da sua criação da escola e comparamos onde estamos hoje, o reconhecimento de atividades ligadas à investigação ou a interação com a sociedade estão em destaque nesta pequena exposição”, acrescentou.
A presidente da EEG frisa, sobretudo, a importância das pessoas, uma vez que são elas que “constroem os percursos que tornam a Escola naquilo que ela é hoje”.
Para o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, “são 41 anos cheios e de muito bons resultados para a UMinho”. “A EEG sempre foi entendida como um pilar fundamental da vida da instituição e a Escola conseguiu corresponder a essas expectativas”, frisou. Para Rui Vieira de Castro, “parte do sucesso da UMinho é devedor da Escola de Economia e Gestão”. O reitor reconhece ainda o mérito de a EEG ter hoje “um conjunto de nomes que são vozes particularmente respeitadas quando se trata de pensar a vida nas suas várias dimensões”. “Essas vozes vão tornada cada vez mais presente a Universidade no todo que é o país”, finalizou.
A exposição “Percursos da EEG” está patente no átrio da Escola durante todo o mês de dezembro. A iniciativa integra o programa de comemorações dos 50 anos da UMinho.