Academia 24.05.2021 12H40
É da UMinho o 1º laureado pela melhor tese mundial de doutoramento em Qualidade
Prémio foi atribuído pela Academia Internacional para a Qualidade.
É da Universidade do Minho o primeiro laureado com a melhor tese mundial de doutoramento sobre Qualidade.
O prémio entregue pela Academia Internacional para a Qualidade distinguiu André M. Carvalho, investigador do Centro Algoritmi da Universidade do Minho. O trabalho será apresentado em setembro, na conferência da Academia Internacional para a Qualidade.
O investigador da UMinho conseguiu provar que organizações com foco na qualidade e melhoria contínua conseguem resistir e prosperar em ambientes cada vez mais incertos e complexos.
“Confirmei que as empresas conseguem atingir o sucesso nestes ambientes se utilizarem o foco na qualidade para promoverem uma transformação cultural e, com isso, aliarem a procura pela qualidade com os princípios da agilidade”, justifica. Para o investigador, qualidade é “alinhar a organização com os requisitos do cliente e as necessidades da sociedade”.
O estudo analisou dez organizações de Portugal e dos Estados Unidos da América e foi desenvolvido na Escola de Engenharia da UMinho, em Guimarães, no âmbito do doutoramento em Líderes para Indústrias Tecnológicas do Programa MIT Portugal.
O investigador já tinha sido galardoado em conferências do MIT Portugal (2016), da IEOM Society International (2018) e da European Organization for Quality (2019). “Há um reconhecimento que foi sendo obtido à medida que o trabalho avançou, e, desta vez, tenho a grande honra de receber o prémio da IAQ”, diz André M. Carvalho. A IAQ nasceu há 50 anos nos EUA e junta profissionais, investigadores e executivos de todo o mundo, sendo ímpar na área.