ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 22.01.2024 11H37

Domingos Sousa é o primeiro presidente da Unidade Local de Saúde de Braga

Escrito por Elsa Moura
Desde 2018 que assumia funções de diretor executivo do ACES Cávado I Braga. Já o presidente do conselho de administração do Hospital de Braga transita para a direção da ULS do Alto Minho.

Domingos Sousa, até agora diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I, Braga, é o primeiro presidente da Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga). O nome acaba de ser anunciado oficialmente.


A ULS de Braga foi formalizada no dia 1 de janeiro de 2024 e é constituída pelo Hospital de Braga, o ACES do Cávado I e o ACES do Cávado II, e servirá 317 766 utentes de seis municípios pertencentes ao distrito de Braga, nomeadamente Amares, Braga, Póvoa do Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.


As Unidades Locais de Saúde são um modelo que reúne todos os níveis de cuidados, funcionando todos em articulação, e integram os hospitais, cuidados primários e cuidados continuados ou de proximidade.  


Domingos Sousa é licenciado em Administração Pública pela Universidade do Minho, Mestre em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade do Minho com um vasto curriculo ligado ao ACES de Braga.


Ainda de acordo com a nota enviada à RUM, mantém-se em exercício de funções Paula Cristina Gonçalves Vaz Marques Ribeiro, no cargo de Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, e Fernando Miguel Pereira, no cargo de Vogal executivo com o pelouro financeiro, cargos para os quais foram designados pelo Despacho n.º 9828/2022, de 9 de agosto. 


Já o Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários – Rui Manuel Campos Macedo Goncalves; Enfermeiro Diretor – Gonçalo Nuno Fernandes Alves; Vogal Executiva – Helga Miranda de Magalhães Lima e Vogal Executivo - Américo dos Santos Afonso.


Já a Unidade Local de Saúde de Saúde de Barcelos/Esposende, E.P.E. passa a ser liderada por Tiago Jorge Carvalho Gonçalves, que desde 10 de março de 2021 exercia as funções de Vogal do Conselho Diretivo da Administração

Central do Sistema de Saúde, I.P., com delegação de competências nas áreas de intervenção do Departamento de Planeamento e Gestão de Recursos Humanos na Saúde, do Departamento de Gestão da Rede de Serviços e Recursos em Saúde, do Núcleo de Acompanhamento dos Fundos Comunitários na Saúde e, até fevereiro de 2023, do Núcleo do Plano de Recuperação e Resiliência.



Deixa-nos uma mensagem