ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 15.01.2021 07H30

Desporto não vai parar na UMinho. SASUM preparam aulas gratuitas

Escrito por Vanessa Batista
A RUM conversou com o Diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), Carlos Videira, que considera que" o nível de contágio nos ginásios é muito baixo".
A programação prevista para o “UMinho Sports at Home” e as possíveis soluções a médio - longo prazo.

false / 0:00

A prática desportiva na Universidade do Minho (UMinho) não vai parar apesar do novo confinamento geral que teve início às 00h00 desta sexta-feira, 15 de Janeiro.

Ouvido pela Universitária, o Diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), Carlos Videira, confessa que já estava à espera deste desfecho, contudo afirma que a sua experiência permite dizer que "o nível de contágio nestes estabelecimentos é muito baixo".


O responsável sustenta a sua posição nas declarações da Associação Portuguesa de Ginásios e Academias, que referiu que no mês de Novembro tinham sido registados, a nível nacional, 127 casos do novo coronavírus. Nos últimos dois meses, os SASUM tiveram conhecimento de cerca de cinco utentes positivos para a covid-19.


As instalações dos SASUM abriram portas a 3 de Junho, depois do primeiro confinamento geral, em Março de 2020. A partir desta sexta-feira, arranca o plano “UMinho Sports at Home”, que irá primar pela proximidade ao utilizador.


Os planos de treino funcional serão divulgados diariamente, de segunda a sexta-feira, através das páginas UMinho Sports no Instagram e no Facebook, bem como na App Móvel. Já as aulas de fitness serão publicadas, de segunda-feira a sábado, no canal UMinho Sports no YouTube.


Além disso, será desenvolvida uma oferta exclusiva para os utentes do Departamento de Desporto e Cultura, com a oferta de aulas em direto, através da plataforma Zoom, de segunda a sexta-feira, às 12h30 e às 18h30, com inscrição através do Portal UMinho Sports. Será também desenvolvido um serviço de treino personalizado aos utentes através dos técnicos e profissionais desportivos.


Quando questionado pela RUM sobre se todos os serviços serão gratuitos, o responsável declarou que sim. No entanto, caso este novo confinamento se estenda por mais de um mês, Carlos Videira não fecha a porta a um "reforço da oferta online", de modo a conseguir monetizar a mesma.


Em Janeiro, os SASUM registaram uma quebra de 80%, valor que está em linha com o contabilizado em Dezembro, muito devido aos feriados, período do Natal e Ano Novo. O ano de 2020 fechou com quebras na ordem dos 50% quer no número de utilizações como de inscrições.

Deixa-nos uma mensagem