ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Cultura 14.06.2021 15H22

CTB abre 40º Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro

Escrito por Vanessa Batista
"Estremez Famoso da Pesca no Rio Minho", "Hamlet" e "Pedro e Inês" são as grandes apostas da Companhia de Teatro de Braga (CTB).

A Companhia de Teatro de Braga (CTB) vai abrir a 40º edição do Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro, em Espanha. Portugal é o país convidado desta edição e estará representado pela CTB.


“Estremez Famoso da Pesca no Rio Minho” é o nome da co-produção que une a CTB ao Centro Dramático Galego (CDG). A estreia está agendada para julho. No dia 6 de julho a produção passa por Barcelos e a 8 do mesmo mês será exibida no Festival de Cangas, na Galiza. A estreia no Theatro Circo está agendada para os dias 22 e 23 de julho no âmbito de Braga Capital da Cultura do Eixo Atlântico.


A produção é caraterizada por uma mistura entre um texto dramático com 350 anos, escrito por Gabriel Freixo Araúxo, e uma nova versão que aborda, por exemplo, a necessidade de um comboio entre a Galiza e Braga.


Segundo o diretor, Fran Núñez, esta é uma peça que fala não só da "fronteira do Rio Minho" como da "gestão de recursos, identidade de dois povos, infraestruturas e também de relações entre povos vizinhos". Nesta história haverá lugar para uma disputa entre galegos e minhotos, uma vez que um fidalgo português decide pescar mais do que o acordado. Uma história com "choros", "mortos", "baile" e muito mais.


A peça, com uma forte vertente musical, conta com a participação especial de Paulo Bragança.



Braga recebe, em outubro, a Assembleia Geral da Eurasia Theater Association.


Este será, de acordo com o diretor da CTB, Rui Madeira, um dos pontos altos da programação da estrutura no ano de 2021 que, uma vez que não foi possível no ano transato, irá assinalar os seus 40 anos. A Eurasia é composta por 22 países, incluindo Portugal.


Em maio, o destaque vai para "Pedro e Inês", uma co-produção da CTB com o Kershon National Theater da Ucrânia. Na cidade dos arcebispos, a exibição está marcada para o presente mês de junho.

A companhia vai apresentar na Mostra Espanha a peça “Gostava de estar viva para vê-los sofrer”. Além disso, a CTB vai viajar até ao Euro Festival em Itália.


Em exibição no Theatro Circo vai estar, em novembro, a peça "Hamlet" de William Shakespeare. A companhia decidiu manter no programa de 2021 nove produções que já estiveram em exibição no Theatro Circo e em outros palcos da cidade bimilenar, como é o caso d' "As Troianas", "Humidade", "Calígula", entre outras.


A CTB vai continuar a investir, durante o ano de 2021, nas formações de públicos. "Sagrada Família?" é um projeto desenvolvido em parceria com a CIM Cávado e que pretende abordar o tema da violência doméstica. Já está a decorrer uma master classe sobre dramaturgia.


O presidente do Município de Braga, que marcou presença na sessão de apresentação da agenda para 2021, frisou a capacidade de superação da CTB. Na opinião de Ricardo Rio, a companhia tem "enriquecido a cidade", mesmo em termos conturbados, o que tem sido reconhecido quer a nível nacional quer a nível internacional. 





Deixa-nos uma mensagem