ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Marcelo Hermsdorf
Redação

Cultura 22.05.2024 17H33

Crianças marcam a abertura da Braga Romana

Escrito por Redação
Com programação até domingo, o espetáculo ‘Nabia, Bracarae Fortuna’ coloriu a Praça Municipal e abriu oficialmente o evento que pretende recriar Bracara Augusta.
Braga Romana arrancou esta quarta-feira

false / 0:00

Arrancou esta quarta-feira a 20ª edição da Braga Romana - Reviver Bracara Augvsta. Centenas de crianças de escolas e instituições do concelho ajudaram a construir o espetáculo ‘Nabia, Bracarae Fortuna’, que abriu oficialmente a programação de 2024.


Com um total de 72 horas de espetáculos, o evento contempla jogos, fábulas, oficinas, visitas guiadas, entre outras propostas. A peça de abertura apresentou a deusa Nabia, que é exaltada pelo seu povo mais promissor, as crianças, que lhe lançam pétalas de flores e ervas de cheiro, criando um espetáculo de cores e aromas na Praça Municipal.


Ao recriar os tempos de Bracara Augvsta, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, afirma que o evento “ressalta uma parte importante do passado de Braga” que ajudou a consolidar a “cidade como referência nesta Eurorregião à época, visível nos dias de hoje”.


Para Ricardo Rio, esta história deve ser “preservada e valorizada” e o festival, ao evocar este passado, demonstra que é “importante utilizá-la do ponto de vista cultural, económico e turístico”, mas também, destaca o autarca, de uma dimensão pedagógica junto das escolas e de instituições, “reforçando a nossa identidade”.


Já o professor da Escola Básica do Parrinho, Fernando Gonçalo, sublinha que o programa possibilita que os estudantes vivenciem “temas que são abordados em sala de aula”. “Eventos como este são sempre importantes, principalmente numa cidade como é Braga e com a história que tem”.


Para Fernando Gonçalo fazer com que os alunos vivenciem de uma forma lúdica aquilo que são conteúdos dados na escola, “faz com que sejam alcançados ensinamentos da cidadania e de respeito e todo um outro conjunto de disciplinas que são transversais” e não “apenas a questão histórica”.


Pela segunda vez presentes no evento, Margarida e Rafael, de 10 anos, gostaram de vivenciar a cultura de uma outra época. Para Margarida utilizar os trajes típicos da época auxiliam a criar um ambiente todo ele especial. “Alguns usam o mesmo do ano passado, como sandálias e as coroas dos romanos”, afirma. Já Rafael lembra que no ano passado, fez um passeio onde foi ver “as ruínas antigas dos tempos dos romanos”.


A programação desta quarta-feira prossegue com o rito fundacional de Bracara Augusta, às 21h, e a ‘Ascensão de Nábia’, às 21h30, com o Solstitium a fechar a programação do dia, às 23h. Até domingo, 26, estão agendadas perto de 200 atuações em seis palcos localizados na Praça Municipal; Rossio da Sé; Largo do Pópulo; Largo S. João do Souto; Largo de Santiago e Ruínas do Teatro Romano.



CONSULTAR PROGRAMA COMPLETO BRAGA ROMANA



*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por  Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem