ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Elsa Moura

Academia 12.04.2024 07H00

'Congressistas do secundário' passam hoje pela UMinho

Escrito por Elsa Moura
A Universidade do Minho promove esta sexta-feira o 2º Congresso de Inteligência Artificial e Sustentabilidade, iniciativa que envolve mais de 300 alunos do secundário e 9º ano com o objetivo de despertar o interesse pela academia e pela investigação científica.
Declarações de Sandra Paiva, pró-reitora para os projetos científicos e gestão de investigação da UMinho

false / 0:00

O segundo Congresso de Inteligência Artificial & Sustentabilidade da Universidade do Minho vai juntar, ao longo desta sexta-feira, no Campus de Gualtar, mais de 350 alunos do ensino secundário, oriundos de dez escolas da região, numa iniciativa que promove a interação com docentes e investigadores da academia minhota nas mais variadas áreas.


Esta ligação ao mundo académico permitiu ao longo dos últimos meses o desenvolvimento de projetos relacionados com o tema e que serão apresentados pelos próprios jovens, neste que é uma espécie de "congressos científico", segundo a pró-reitora para os projetos científicos e gestão de investigação da UMinho, Sandra Paiva. "O objetivo é que alunos do ensino secundário e também do 9º ano apresentem trabalhos que foram desenvolvendo ao longo dos últimos meses e, no fundo, que estejam imersos num ambiente muito equivalente ao que é um congresso científico", descreve. As equipas foram apoiadas por investigadores da UMinho que convocam várias áreas do conhecimento.


A iniciativa que aproxima estudantes do ensino secundário, as escolas e as autarquias pretende "estimular o gosto dos alunos do secundário pela investigação científica" e mostrar investigadores reconhecidos dentro e fora de portas como referências a seguir.


Sandra Paiva antecipa ainda um conjunto de apresentações distintas até pelo profissionalismo já demonstrado na primeira edição. "Os alunos vêm sempre com imenso entusiasmo, para eles é uma missão. A maior parte das vezes surpreendem com a qualidade dos trabalhos e a forma profissional como fazem as suas apresentações", ressalva.


A iniciativa inclui a apresentação de trinta trabalhos nos auditórios B1 e B2 do Campus de Gualtar durante todo o dia.

Deixa-nos uma mensagem