ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 30.06.2022 10H36

Conferência sobre a paz marca 3.º aniversário do Bom Jesus como Património Mundial

Escrito por Liliana Oliveira
Celebrações decorrem entre 5 e  9 de julho e incluem uma conferência, concertos e eucaristias.
Declarações de Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus do Monte

false / 0:00

Passaram três anos desde a inscrição do Bom Jesus na lista do Património Mundial e sete desde a elevação a Basílica Menor. Para assinalar as datas, a Confraria do Bom Jesus do Monte apresenta, de  5 e 9 de julho, várias iniciativas, que têm como tema central a paz mundial.


Um dos momentos mais importantes está reservado para o dia 7 de julho, com a diretora regional da Cultura do Norte a protagonizar a conferência “O Bom Jesus, Património Mundial da Unesco, como construtor de novos caminhos para a paz”, às 15h00, no Hotel do Parque. Nesse mesmo dia, às 12h00, os sinos do Bom Jesus vão tocar em tom festivo, para recordar a inscrição na lista do Património Mundial da Unesco. Ainda a 7 de julho, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, preside a eucaristia, que inicia às 17h30.


O programa começa no dia 5 de julho, às 17h00, com a eucaristia do 7.º aniversário de elevação a Basílica.

O grupo vocal "Os Cupertinos" atuam, a 8 de julho, na basílica, às 21h30 e, no dia 9, cabe ao Coro Académico da Universidade do Minho encerrar as celebrações com um concerto, às 21h30, nos escadórios do Bom Jesus. 


"O património tem um papel importante na promoção da paz e o Bom Jesus é um espaço de paz"


Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus do Monte, lembra, em entrevista à RUM, que este ano se assinalam "os 50 anos da Convenção do Património Mundial". Para celebrar a data, a Confraria quis associar uma "temática importante como é a da paz". "O património tem um papel importante na promoção da paz e o Bom Jesus é um espaço de paz, que é um dos pilares da igreja também. Aproveitamos esta oportunidade para reforçar o papel importante e difusor da paz, que pode ter um local tao relevante como o santuáruio do Bom Jesus", adiantou.


Depois de dois anos de comemorações mais contidas, devido à pandemia, este ano o programa é mais aberto e abrangente. As iniciativas são de entrada livre, mas é necessária inscrição prévia através do e-mail geral@bomjesus.pt.

Deixa-nos uma mensagem