ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Câmara Municipal de Famalicão 
Redação

Regional 22.02.2025 08H00

Concurso público para construir o novo Estádio de Famalicão abre a 6 de março

Escrito por Redação
Projeto prevê uma concessão pelo período de 53 anos e um estádio com capacidade para 10 mil espectadores, com quatro bancadas cobertas. Os pormenores foram revelados esta sexta-feira por Mário Passos, autarca famalicense. 
As palavras do autarca de Famalicão, Mário Passos, e do presidente da SAD do FC Famalicão, Miguel Ribeiro: 

false / 0:00

O novo Estádio Municipal de Famalicão vai ser uma realidade, com o concurso público internacional a ser lançado a 6 de março.


Esta sexta-feira, as linhas gerais do procedimento concursal foram lançadas pelo presidente da câmara de Famalicão, Mário Passos, num encontro com os jornalistas que contou também com a presença do presidente do Futebol Clube de Famalicão, José Pina Ferreira, e do presidente da SAD, Miguel Ribeiro.


Segundo o autarca famalicense, uma das premissas obrigatórias para o projeto é que o local do recinto se mantenha “naqueles 46 mil metros quadrados, o sítio certo para que o equipamento não fosse um recinto para um espetáculo desportivo”. Mário Passos pretende que o espaço seja “muito mais do que isso” e contribua “para a força motriz que as cidades têm de ter para ajudar a alavancar todo um concelho”.


O edil revelou ainda que o projeto prevê um estádio com quatro bancadas cobertas e uma capacidade de cerca de 10 mil lugares. “Permite ao clube participar nas competições europeias diversas”, adiantou, acrescentando que a previsão de investimento “andará na casa dos 24 milhões de euros”.


Quanto à concessão do espaço, “será válida por 53 anos, em que os 53 representam 50 mais três, 50 anos da concessão, da exploração e três anos para a construção”, especificou Mário Passos. 


Presidente da SAD vê "luz ao fundo do túnel" 


Miguel Ribeiro, presidente da SAD do FC Famalicão assumiu o "entusiasmo" de um projeto que "pode criar uma nova centralidade". 


"Estou convencido do sucesso e podemos ficar na história. Até pode ser entusiasmante para quem queria investir num ambiente destes, com um lugar em que já está inserido o Estádio Municipal, uma âncora tremenda, porque queremos trazer pessoas sete dias por semana, e não só de 15 em 15 dias ao local", especificou. 


"Não tenho dúvidas que o nosso futuro será melhor do que o nosso presente", disse Miguel Ribeiro, assumindo querer "jogar em casa". "Queremos que o estádio se mantenha pintado de azul e branco. Temos jogos em que as assistências crescem, mas temos sempre uma assistência local e nossa."


Requisitos do Projeto


Estádio: Área mínima de 20.000 m², com balneários, áreas para comunicação social e quatro bancadas cobertas com capacidade para 10.000 espectadores

Área Multifuncional: 2.400 m² reservados, podendo incluir um pavilhão polivalente para espetáculos e eventos culturais

Estacionamento: Espaço de 7.000 m²

Zona Comercial: Área de 700 m² adjacente ao estádio, com enfoque no FC Famalicão.



Deixa-nos uma mensagem