ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: JOSÉ DELGADO
Redação

Cultura 30.01.2024 12H05

Braga celebra Revolução dos Cravos com recriação do Comício de 26 de abril 1974

Escrito por Redação
A cidade minhota comemora a data com uma vasta programação cultural que se estende desde o dia 15 de fevereiro até 4 de maio em vários espaços culturais.

Braga celebrará os 50 anos da Revolução do 25 de Abril ao longo de vários meses, em diferentes espaços culturais da cidade, através de uma programação diversificada de eventos que têm como destaque a temática de Liberdade e Democracia. Parte das iniciativas são promovidas em parceria com a Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga.


O destaque vai para a recriação do Comício 26 de abril 1974, realizada pelos Malad’arte, que acontecerá na Praça Municipal, no dia 26. A praça será encerrada ao trânsito e da varanda serão lidos os discursos proferidos no dia seguinte à revolução dos cravos, data em que as populações saíram à rua para celebrar a queda do fascismo.


As iniciativas culturais têm início no dia 15 de fevereiro, no Theatro Circo, com a apresentação do livro ‘25 de Abril de 1974, quinta-feira’ de Alfredo Cunha. Ainda com o mesmo nome surge também uma exposição fotográfica que ficará patente na Galeria do Paço, entre o dia 2 de março e 2 de maio.


O programa comemorativo conta também com as atuações ‘Canções de abril’, interpretadas pela Orquestra Filarmónica de Braga, no dia 24 de abril, e “Canto d’Aqui”, no dia 25 do mesmo mês.


Entre abril e maio, o Espaço Vita e a Biblioteca de Jardim serão espaços de acolhimento de diversas atividades culturais que vão desde oficinas artísticas e peças de teatro, até horas de conto e concertos.


Com foco no tema ‘Símbolos da Resistência’, no dia 20 de abril, surge com ênfase o ‘Itinerarium’, a nova aposta do Município de Braga para o conhecimento do património local, que contará com a presença de José Manuel Cordeiro, professor da Universidade do Minho.


Em comunicado enviado às redações, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, admite que “a melhor forma de homenagearmos os heróis de Abril é promovermos a cultura, as artes e o conhecimento, envolvendo os cidadãos numa sociedade livre e pluralista”.


Recorde-se que a Rádio Universitária do Minho também se associou à Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga com a realização de uma rubrica semanal - Memória e Liberdade, - que dá voz a muitos dos cidadãos do distrito que resistiram ao fascismo e lutaram pela liberdade.


Mais informação aqui.



*Escrito por Rodrigo Costa e editado por Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem