ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Arquivo BE
Liliana Oliveira

Legislativas 2019 15.10.2019 16H00

Concelhia de Barcelos analisou resultados eleitorais do BE

Escrito por Liliana Oliveira
Consolidação do Bloco de Esquerda como 3.ª força política, elevados números de abstenção e caso da freguesia de Perelhal foram destacados na reunião.
José Maria Cardoso explica alguns dos assuntos analisados

false / 0:00

A Comissão Concelhia do Bloco de Esquerda (BE) de Barcelos reuniu-se para analisar os resultados da legislativas.

O Bloco conseguiu em Braga reforçar o número de deputados, com a eleição de José Maria Cardoso e Alexandra Vieira. A nível nacional, embora os votos tivessem reduzido, o número de deputados eleitos manteve-se.

José Maria Cardoso, deputado eleito, diz que há “uma consolidação do BE como 3.ª força política” no país. “Temos que ter em atenção que há um menor número de eleitores”, lembrou o bloquista, que fala num “resultado histórico no distrito” e garante que vai prevalecer “o compromisso assumido com o programa apresentado”.


A abstenção atingiu, mais uma vez, números elevados e, defende o deputado, “o combate tem que passar por caminhos que levem as pessoas a ter uma atitude de participação na política das suas localidades, concelhos e a nível nacional”. “O voto obrigatório parece-nos um exercício demasiado obrigatório para acto democrático e o voto electrónico será uma questão a ter em atenção, atendendo ao avanço das novas tecnologias mas por isso não resolve a situação”, explicou.


Na freguesia barcelense de Perelhal os votos nulos foram os grandes vencedores da noite eleitoral, com 48,6% da voração. Esta foi uma forma de protesto da população contra a passagem de uma linha de muito alta tensão. José Maria Cardoso apoia a luta, mas discorda do que considera ser um boicote eleitoral.

“Estamos desde a primeira hora ao lado destas populações, porque achamos justa esta reivindicação, mas discordamos desta atitude de boicote, através do voto nulo. Ainda assim, apoiamos as manifestações que possam surgir”, frisou José Maria Cardoso.

Deixa-nos uma mensagem