ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Nacional 12.08.2022 08H55

Combustíveis voltam a descer para a semana

Escrito por Redação
Gasóleo fica três cêntimos mais barato e gasolina dois

Na próxima segunda-feira os preços da gasolina e do gasóleo vão voltar a descer. Se esta semana os automobilistas assistiram a uma queda que colocou os preços dos combustíveis em valores inferiores aos cobrados antes da invasão russa à Ucrânia, na próxima semana o alívio será ainda maior, rondando os três cêntimos no gasóleo e dois na gasolina, avançou ao ECO fonte de uma das maiores petrolíferas do país.


Estes valores ainda podem sofrer um ajustamento, tendo em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas, à partida, pode contar pagar 1,716 euros por litro de gasóleo simples e 1,785 por litro de gasolina simples 95, de acordo com os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, de acordo com os dados publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.


Caso estes valores se venham a confirmar, seria preciso recuar a 28 de fevereiro para encontrar nas bombas um preço médio de gasóleo mais barato e a 7 de fevereiro no caso da gasolina. Neste caso uma data claramente anterior ao início da guerra a 24 de fevereiro. O diesel vai registar assim oito semanas consecutivas de quedas e a gasolina dez.


Depois de uma quebra de 13,72% dos preços do brent nos mercados internacionais, o preço do barril de ouro negro que serve de referência ao mercado europeu, registou esta semana uma subida de 2,61%, ainda assim, os preços nas bombas vão descer. Longe vão as semanas em que o barril chegou a cotar nos 139 dólares. Esta quinta-feira, os valores rondavam os 98 dólares por barril, um desempenho que no qual pesam os receios de arrefecimento das economias.


c/ECO

Deixa-nos uma mensagem