ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

COLIGAÇÃO JUNTOS POR GUIMARAES
Elsa Moura

Autárquicas 2025 08.08.2025 17H56

Coligação Juntos por Guimarães já formalizou candidatura junto do tribunal

Escrito por Elsa Moura
As eleições autárquicas estão agendadas para dia 12 de outubro.

A coligação Juntos por Guimarães, que agrega PSD/CDS-PP, formalizou esta sexta-feira, 8 de agosto, a entrega das listas junto do Tribunal Penal de Guimarães, à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia. Um ato formal que acontece dez dias antes do prazo limite sendo aliás das primeiras candidaturas a levar a cabo este trâmite obrigatório.


No total são mais de dois mil nomes de vimaranenses envolvidos no projeto autárquico da candidatura da coligação encabeçada por Ricardo Araújo, atual vereador da oposição no executivo municipal de Braga e também deputado na Assembleia da República eleito pela AD nas últimas eleições legislativas.


Guimarães é um dos últimos bastiões socialistas que resiste. Depois de um longo 'reinado de António Magalhães seguiu-se, em 2013, o socialista Domingos Bragança, agora de saída por limitação de mandatos. A coligação Juntos por Guimarães foi conhecendo novos candidatos, mas até agora nenhum conseguiu vencer os candidatos do Partido Socialista.


Em declarações à imprensa local na chegada ao tribunal esta manhã, o candidato social democrata reafirmou que a coligação Juntos por Guimarães "está preparada para governar Guimarães" e comprometida em transformar a vida dos vimaranenses. "Hoje é um dia importante para o nosso concelho. Estamos aqui para afirmar que estamos prontos para governar Guimarães e trabalhar, com dedicação, pelo futuro da nossa cidade", afiançou.


Entre as medidas prioritárias surgem a mobilidade e a acessibilidade, nomeadamente o compromisso tendo em vista a melhoria da ligação da variante de Silvares, o nó de acesso à autoestrada a norte para servir a zona das Taipas, e a requalificação da estrada N310, entre Pevidém e Serzedelo. 


A aposta no transporte público é outro dos compromissos do programa eleitoral a apresentar aos vimaranenses. Ricardo Araújo propõe, nomeadamente um um passe mensal acessível para a população, além da criação de mais horários e linhas de transporte.


A habitação é uma das preocupações centrais da população com os preços a escalar e sem oferta a preços controlados, a candidatura da coligação PSD/CDS sugere a construção de novas habitações públicas e privadas assim como a simplificação dos processos de licenciamento. 


À boleia do que vai acontecendo em concelhos vizinhos, nomeadamente em Braga, o candidato Ricardo Araújo defende a criação de uma agência dedicada ao desenvolvimento económico e à captação de investimentos. 


Aumentar a rede de apoio residencial, criar mais serviços domiciliários são duas das áreas que pretende apostar para melhorar a qualidade de vida da população idosa. 


"Eliminar a lista de espera em creches" no primero mandato é outro dos compromissos que apresenta dirigindo-se às jovens famílias.


As eleições autárquicas estão agendadas para 12 de outubro.

Deixa-nos uma mensagem