Regional 30.04.2025 21H03
CMB apresenta reclamação à ABAAE por retirar bandeira azul à praia de Merelim São Paio
Análises à agua não estavam conformes, mas laboratório não apresentou contra-análise.
O Município de Braga apresentou uma reclamação junto da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABBAE), tendo em conta a decisão em não hastear a bandeira azul na praia fluvial de Merelim São Paio.
Os antecedentes de descargas naquelas águas já tinham dificultado o processo de alcançar a distinção, lembra o vereador do Ambiente, dando nota de que veio a comprovar-se que essas descargas “não tinham origem no concelho de Braga”, mas conseguiu “minimizar-se esse problema”.
“O ano passado houve um ou dois episódios em que as análises não tiveram conformes, houve um problema com o laboratório que não apresentou a contra-análise que tinha que ser apresentada em 72 horas, houve essa falha do laboratório que está por nós contratualizado, nós recolhemos toda essa informação, e, perante a decisão da retirada da bandeira azul, fizemos uma reclamação à qual ainda não obtivemos resposta”, esclarecer Altino Bessa. O autarca garante ainda que, depois dessa análise negativa, foi feita, dias depois, “uma análise pela APA e pelo delegado de Saúde, em que a água tinha qualidade excelente”.
O objetivo da Câmara de Braga é conseguir cinclo praias fluviais com bandeira azul, permanecem quatro com esta distinção, uma vez que, apesar do problema identificado em Merelim, a praia do Cavadinho integra a lista publicada hoje pela ABAAE. “Somos o município do país que tem mais praias fluviais com bandeira azul”, concluiu o vereador.