ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 28.03.2024 14H13

Cerimónia de Lava-Pés acontece esta tarde na Sé Catedral de Braga

Escrito por Elsa Moura
Apesar do cancelamento de duas procissões consecutivas, a cidade dos arcebispos continua a celebrar a Semana Santa com outros momentos religiosos.
Explicação do rito lava-pés e missa pelo Cónego Avelino Amorim

false / 0:00

Por Braga, apesar do mau tempo, prosseguem alguns dos ritos da Semana Santa. Já se sabe que a procissão Ecce Homo não sairá para as ruas da cidade esta noite, mas à tarde, pelas 16h00, a Sé Catedral de Braga acolhe a cerimónia do Lava-Pés com o Arcebispo Primaz D. José Cordeiro.


Nesta cerimónia estarão presentes doze pessoas, que representam os doze Apóstolos. A cada ano fica ao cargo do Arcebispo o convite a este conjunto de cidadãos. Em 2023, O Arcebispo Primaz de Braga convidou 14 jovens-delegados da Jornada Mundial de Juventude que viria a realizar-se poucos meses depois em Lisboa, com a presença do Papa Francisco.


Em declarações à RUM, o presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, Cónego Avelino Amorim, explica que este rito "é um sinal do que é ser Igreja, humildade e atitude de serviço, sobretudo na procura daqueles que mais precisam".


O lava-pés acontece antes da Missa da Ceia do Senhor, uma celebração dominada "pelo sentimento do Amor de Cristo que, na véspera da sua paixão, enquanto comia a ceia com os discípulos, instituiu o sacrifício-sacramento da eucaristia, como memorial da sua morte e ressurreição a celebrar", pode ler-se. 

Ainda segundo o Cónego Avelino Amorim, o Arcebispo convida "aqueles que são os últimos para se tornarem primeiros e centro de atenção e preocupação".


Todos os anos a Sé Catedral de Braga é pequena para tantos fiéis que procuram assistir a estas celebrações, sejam eles residentes em Braga ou turistas oriundos de outros pontos do país e de diferentes países que procuram a Semana Santa de Braga.


Deixa-nos uma mensagem