Regional 07.05.2025 14H54
Cerci Braga quer arrecadar 30 mil euros com Pirilampo Mágico 2025
A campanha está de volta para “sensibilizar a comunidade para a inclusão de pessoas com deficiência”.
A campanha ‘Pirilampo Mágico’ está de volta para “sensibilizar a comunidade para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência”. É o que espera a presidente do Conselho de Administração e uma das fundadoras da Cerci Braga, Vera Vaz.
Entre 9 de maio a 1 de junho, é possível participar da campanha para espalhar ‘A Luz que abraça a Diferença’ ao adquirir o icónico boneco, que terá a cor desta edição revelada esta quarta-feira. Depois de muitos anos sem alteração de preço, passa a ter valor de 2,50 euros em diversos locais como escolas, quiosques, vendas de rua, balcões do Banco Montepio ou nas lojas Pingo Doce de todo o país.
Para Vera Vaz a campanha, “a mais antiga de Portugal em termos de solidariedade social”, vai além do objetivo de arrecadar fundos, pretende “sensibilizar a comunidade para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência”. Aponta ainda que existem outras iniciativas ligadas às escolas e “à sensibilização de um público mais jovem”, que será responsável pela construção de um grande pirilampo, que estará em exposição e em votação nas redes sociais.
A noite de 31 de maio é marcada pela caminhada, que costuma receber cerca de duas mil pessoas numa noite “animada e iluminada pelo Pirilampo Mágico”. Segundo a responsável pela Cerci Braga, o montante arrecadado ao longo dos anos tem estado entre os 20 a 25 mil euros por campanha, porém, para 2025, “gostaríamos de conseguir subir pelo menos aos 30 mil euros”.
O valor, aponta, deve ser utilizado para o “alargamento em termos de respostas sociais” e para a futura construção do complexo de respostas, com “uma área residencial, um centro de apoio domiciliário especializado e um novo CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão)”, finaliza.