ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CERCI Braga
Liliana Oliveira

Regional 11.07.2025 10H53

CERCI Braga desafia empresários e comunidade a 'sonhar a metro' com novas instalações

Escrito por Liliana Oliveira
Complexo de Respostas Sociais, que vai ser construído na freguesia de Esporões, está orçado em 3,5ME.
Declarações de Vera Vaz, presidente da CERCI Braga

false / 0:00

A CERCI Braga lançou, ontem, a campanha solidária “Sonhos a metro”, com o objetivo de erguer um Complexo de Respostas Sociais, na freguesia de Esporões, num terreno doado à instituição por uma família dessa localidade.

Orçadas em mais de três milhões e meio de euros, as novas instalações dependem da boa vontade de empresas e comunidade e, por isso, a campanha foi apresentada, esta quinta-feira, no Bô Zen, perante cerca de 25 empresários da região.


“Este complexo pretende responder às necessidades d as pessoas com deficiência, sejam respostas residenciais, alargamento do número de vagas dos centros de atividades para capacitação e inclusão ou serviço de apoio domiciliário especializado”, explicou a presidente da CERCI Braga, Vera Vaz.

A comunidade empresarial é convidada a financiar metros quadrados, ou seja, “há um valor estipulado para metros quadrados, mas qualquer pessoa poderá dar o valor que entender, à medida das suas possibilidades”.

“Este projeto tem um custo total estimado de 3 milhões e meio e será alvo de candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. Temos sempre de complementar com capitais próprios, portanto, obviamente que haverá recurso à banca, mas também não temos toda essa capacidade de endividamento, e, por isso, precisamos do apoio da comunidade”, denotou a responsável.


Vera Vaz ambiciona abrir a porta das novas instalações dentro de quatro anos e abrir mais vagas. “Temos, atualmente, em CACI 30 utentes e em residência de autonomização 10. Com isto, prevemos um lar residencial também para 30 pessoas, um novo CACI para outras 30, e em serviço de apoio domiciliário, que dependerá do acordo, e pode ir de 30 a 100 pessoas. Pretendemos alargar mais duas dezenas de vagas, no total”, detalhou.

No lar residencial, são acolhidos jovens e adultos com deficiência, garantindo um ambiente seguro e estruturado, dá resposta a quem não pode residir com a família, seja temporária ou permanentemente, e apoia as famílias em situações de emergência, como doença ou necessidade de descanso. Através do CACI, a CERCI desenvolve atividades que promovem autonomia, qualidade de vida e bem-estar, incentiva a participação na comunidade e desenvolve competências adaptadas a cada pessoa. O serviço de apoio especializado presta apoio terapêutico e ocupacional no domicílio, promove serviços personalizados para quem tem autonomia comprometida e disponibiliza uma equipa multidisciplinar que leva cuidados especializados às casas de quem mais precisa.

A Cerci Braga já acompanhou 40 jovens e adultos com deficiência e 280 crianças com apoio especializado.


Pode fazer donativos através do IBAN PT50 0010 0000 45968760001 25 ou por MBWay através do número 939 117 862.

Toda a informação sobre esta campanha está disponível aqui

Deixa-nos uma mensagem