Regional 07.12.2024 07H59
Centro de Juventude assinala 5 anos apostado em atrair mais jovens
Entre as atividades que marcaram o dia, o ‘Movimento Associativo abriu as portas do Centro de Juventude de Braga’, que teve como objetivo mostrar aos estudantes o trabalho realizado pelas associações juvenis de Braga.
Abrir as portas do Centro de Juventude para os estudantes de Braga. Este foi o mote do evento que marcou as comemorações do 5.º aniversário do espaço da autarquia, esta sexta-feira. Visitas, troca de ideias e um debate sobre questões atuais marcaram o dia de festa.
Idealizada pela Juventude da Cruz Vermelha, a atividade ‘Movimento Associativo abre as portas do Centro de Juventude de Braga’, teve como objetivo mostrar aos estudantes o trabalho realizado pelas associações juvenis de Braga. Beatriz Melo, da Delegação de Braga fez saber aos jornalistas que a ideia surgiu há três anos, com o intuito de trazer a juventude para o espaço que é também casa à passagem de muitos jovens estrangeiros pela cidade de Braga.
Durante o dia passaram pelo espaço 19 associações e cerca de 320 alunos. Pretendem que o movimento associativo seja capaz de “abrir as portas do Centro de Juventude” para partilhar o que de “melhor se faz entre jovens em Braga”. “Este ano decorre a terceira edição e acreditamos que podemos ainda fazer mais, podemos chegar a mais jovens para conhecer as associações que podem ser algo que os jovens se identificam ou não”, acrescenta.
Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude, deu as boas-vindas a todos os jovens presentes que começaram por passar pelo auditório do espaço numa pequena sessão de abertura, onde fez questão de assinalar o envolvimento do associativismo no concelho. Lembrando que a missão do centro de juventude "passa também por apoiar as ideias novas das associações juvenis, a responsável notou que este dia permite aos estudantes conhecerem melhor as associações, o seu trabalho e "quem sabe além do envolvimento numa associação, inspirar a criarem a sua própria associação".
Segundo aquela responsável, em fevereiro do próximo ano, o Centro de Juventude vai acolher mais um evento que envolverá jovens de toda a Europa. "É uma honra contar com a vossa presença. Estarem cá faz uma grande diferença", disse ainda dirigindo-se aos alunos de diferentes escolas do concelho que passaram pelo espaço situado na Rua de Santa Margarida.
Também presente na cerimónia, o vereador com o pelouro da Regeneração Urbana, João Rodrigues, referiu o trabalho realizado pelo Centro de Juventude em prol dos jovens Bracarenses e sublinhou que “num tão curto espaço de tempo” o Centro de Juventude mudou. O vereador recordou que “há seis ou dez anos” o local estava “em más condições”, mas que hoje “deve ser o centro de alojamento que mais vezes está lotado na cidade de Braga”.
A par deste roteiro associativo, o Centro de Juventude de Braga contou ainda com dois momentos informativos organizados por elementos das associações presentes que, ao longo dos últimos dois meses, têm vindo a trabalhar sobre temáticas de relevância social para a juventude, através do (TO) GATHER – Meetups Associativos.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura