Autárquicas 2025 12.08.2025 19H12
CDU apresenta candidatos a todas as freguesias do concelho de Braga
A coligação PCP-PEV foi a primeira no concelho a entregar as listas no Tribunal Judicial de Braga abarcando candidaturas à CMB, AM e juntas de freguesia.
A CDU vai apresentar mais de 500 candidatos de todas as freguesias do concelho de Braga às eleições autárquicas de 2025. A coligação PCP-PEV foi a primeira força política no concelho de Braga a entregar as listas no Tribunal Judicial de Braga, esta terça-feira, tendo em vista as eleições autárquicas agendadas para 12 de outubro.
À porta do Tribunal Judicial de Braga, o candidato à CMB, João Baptista, acompanhado de outros rostos da coligação, inclusive a primeira candidata à Assembleia Municipal, Sandra Cardoso, sublinhou o momento como o resultado de “um esforço coletivo da CDU” dado que será possível apresentar listas candidatas a todas as freguesias do concelho.
Na ótica do candidato, o envolvimento alcançado confirma que a “CDU é uma força que faz falta tanto na autarquia como em todas as freguesias”.
Quanto às expectativas para a votação, o candidato mantém-se otimista e assume, até, que conta com um reforço de votos em outubro face a 2021 quando o PCP elegeu um vereador por uma margem reduzida. “Ao contrário do que se pensa, temos uma expressão muito forte junto das freguesias e junto dos cidadãos da cidade”, atesta.
"Somos os primeiros a apresentar e vamos ser os primeiros na votação"
As prioridades “mantêm-se”, sobretudo aquelas que dizem respeito à habitação, à mobilidade e aos espaços verdes, temas que a CDU quer trazer para a campanha e para o debate político.
Na habitação, o candidato critica a falta de habitação pública e o consequente afastamento dos jovens para a periferia e freguesias vizinhas, situação que, por sua vez, afeta a mobilidade na cidade. Neste ponto, João Baptista sublinha a necessidade de se "articular muito bem a mobilidade suave com as ecopistas, com a mobilidade pedonal, com uma melhor oferta e uma melhor rede de transportes públicos".
Quanto aos espaços verdes, o candidato propõe "um plano de aumentar os espaços verdes com a promoção de pequenos espaços nas zonas dos bairros, nas zonas habitacionais", uma vez que se notam "muitos espaços colmatados só com betão e lajeados de granito".
Para o candidato, este é o momento para mostrar aos cidadãos a necessidade de mudança, depois da inércia dos governos anteriores. "Somos os primeiros a apresentar e vamos ser os primeiros na votação", remata.