ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Marcelo Hermsdorf

Autárquicas 2025 14.10.2025 15H41

Candidatura PS/PAN avalia pedir recontagem em eleição decidida por 276 votos

Escrito por Marcelo Hermsdorf
Os socialistas liderados por António Braga afirmam, que será no decorrer da Assembleia Geral de Apuramento, que arrancou esta terça-feira, que os socialistas decidirão "se vão apresentar, ou não, junto do juiz competente, pedidos formais de recontagem de mesas eleitorais".   

A candidatura PS/PAN à Camara de Braga mantém em aberto acionar "todos os mecanismos legais ao seu dispor para aferir, com maior detalhe e pormenor, a eventual existência de erros, omissões e inconsistências” no processo de votação do passado domingo. A coligação foi derrotada por 276 votos entre os 107.679 votantes, o que corresponde a cerca de 0,26%.


O PS-Braga afirma, entretanto, reconhecer o resultado eleitoral, que elegeu João Rodrigues da coligação Juntos por Braga como presidente da autarquia bracarense. Segundo os socialistas, em comunicado enviado à RUM esta manhã, “trata-se de uma diligência habitual, sempre que a distância entre as duas candidaturas justifica uma reapreciação cuidadosa e detalhada, de forma a que não subsistam nenhumas dúvidas e se reforce a segurança e a certeza dos resultados apurados”.


Arracou na manhã desta terça-feira no Tribunal de Braga a Assembleia Geral de Apuramento, que é presidida por um juiz e tem como dever verificar e certificar os resultados anunciados no domingo. A candidatura liderada por António Braga acrescente que será “no decorrer desse processo”, que os socialistas decidirão se vão apresentar, ou não, junto do juiz competente, pedidos formais de recontagem de mesas eleitorais. 


Em Braga, 276 votos separam a candidatura vencedora, do Juntos por Braga, da coligação Somos Braga (PS/PAN), que elegem três vereadores, cada. O Movimento Independente Amar e Servir Braga também ficou com três cadeiras no executivo municipal. Rui Rocha foi eleito vereador pela Iniciativa Liberal e Filipe Aguiar, pelo Chega.

Deixa-nos uma mensagem