ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Ricardo Araújo preside ao PSD de Guimarães, é vereador da oposição e deputado na AR. (FOTO: DR)
Elsa Moura

Regional 10.12.2024 17H58

Candidato do PSD em Guimarães acusa PS de colocar em causa ligação de BRT a Braga

Escrito por Elsa Moura
Ricardo Araújo, presidente da concelhia e candidato nas próximas autárquicas, alerta para a diferença entre o que tem defendido o atual presidente de câmara e os deputados do PS eleitos pelo distrito.

O presidente da comissão política concelhia do PSD de Guimarães e candidato dos sociais democratas a presidente da autarquia vimaranense nas autárquicas de 2025, Ricardo Araújo, acusa o Partido Socialista de arriscar colocar em causa a ligação de BRT entre as cidades de Guimarães e Braga - em que já foi gasto em estudos de implementação 1ME - por ter aprovado, no Parlamento, o pedido de realização de um estudo para a implementação da ligação ferroviária direta entre as duas cidades.


Ricardo Araújo acusa o PS de "desorientação" e de "estar a fazer mal a Guimarães"

A crítica foi feita esta segunda-feira em declarações à imprensa local. O social democrata, que é também deputado na Assembleia da República, diz que "lamenta profundamente" que o mesmo partido defenda coisas diferentes dependendo do contexto. Ricardo Araújo considera que se trata de uma questão "absolutamente lesiva para os interesses de Guimarães", uma vez que a autarquia consensualizou com a CMB, o anterior e o atual governo a opção pelo metrobus para a ligação entre as duas cidades que já resultaram no investimento público de 1ME em estudos para a implementação desta solução. Além disso, lembra, o próprio presidente da CMG foi a Lisboa reunir com o ministro das infraestruturas com o objetivo de o sensibilizar para obter financiamento que viabilize a implementação do projeto de metrobus. "Eu pergunto: ninguém com alguma sensatez acredita que seja possível implementar o metrobus e também a ligação ferroviária?", atirou.


O social democrata vai mais longe e avisa que "o Partido Socialista nada fez nos últimos anos para promover a ligação rodoviária, ferroviária de transporte público entre Guimarães e Braga quer comprometer que se possa implementar esta solução do metrobus. O PS, que nada fez, aquilo que quer é que este governo e este município continue sem nada fazer", continua.


Ricardo Araújo afirma, taxativamente, que "o presidente socialista defende uma coisa em Lisboa e o PS está a defender outra coisa em Lisboa e com isto é Guimarães que perde". E acrescenta: "o PS está neste momento a fazer mal a Guimarães". O presidente da concelhia lembra também que no caso de Braga, o município está já a preparar a solução de metrobus na cidade. 

Deixa-nos uma mensagem