ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sessão de apresentação da Caminhada aconteceu esta terça-feira no McDonald's da Avenida Central. (FOTO: ELSA MOURA/RUM)
Elsa Moura

Regional 30.05.2023 18H07

Caminhada Mágica da Cerci Braga ajuda a iluminar o futuro  

Escrito por Elsa Moura
Iniciativa acontece na noite de sábado, 3 de junho, no centro da cidade de Braga e foi apresentada esta terça-feira numa das empresas parceiras da cooperativa.  
Declarações de Vera Vaz e Carla Sepúlveda na apresentação da caminhada mágica da Cerci Braga  

false / 0:00

A Caminhada Mágica, organizada pela Cerci Braga, acontece na noite deste sábado, no centro da cidade, com o objetivo de angariar fundos e sensibilizar a sociedade e as empresas para a integração e acompanhamento de cidadãos com deficiência. A venda de ingressos ronda os 1700 e a organização antecipa a presença de mais de duas mil pessoas na caminhada cuja inscrição não é obrigatória, mas recomendada, tendo em conta o fim a que se destina.


Estruturas como esta cooperativa dependem sempre de apoios da Segurança Social e da solidariedade da sociedade civil e das autarquias e a Cerci Braga não foge à regra preparando-se para mais uma iniciativa que aproxima a população num ambiente descontraído e inclusivo.


São esperados pelo menos dois mil participantes. O ponto de partida [às 20h30] é o restaurante McDonald's, na Avenida Central, e a meta o Parque da Ponte, local onde decorrerá uma pequena festa com a oferta de vouchers por parte de diferentes empresas parceiras.


Vera Vaz, presidente da Cooperativa, sublinha as premissas do evento que passam pela "sensibilização da comunidade para a questão da diferença" e a "importância da inclusão de pessoas com deficiência". "Temos aqui o exemplo de dois colaboradores da McDonald's e temos várias organizações e empresas que recebem os nossos jovens", nota. 

A angariação de fundos é uma dimensão importante até porque nesta fase, a estrutura conta apenas com uma viatura para transporte de utentes, manifestamente insuficiente para responder às necessidades.


Autarquia comprometida com integração justa dos cidadãos com deficiência


Carla Sepúlveda, vereadora com o pelouro da Coesão Social, explica que as parcerias do município com instituições como a Cerci Braga são "essenciais" para promover a igualdade e uma integração "justa" na sociedade e nas próprias empresas. 

"Temos feito um investimento grande na diminuição destas diferenças. É preciso dar oportunidade a estas pessoas para que se desenvolvam pessoalmente e profissionalmente", defendeu, antes de apelar às empresas para que abram as portas a novos colaboradores.

A Cerci Braga conta com vários parceiros e segundo a dirigente, Vera Vaz, as empresas interessam-se em contratar utentes, mas muitas vezes as limitações ao nível da formação prévia nesta instituição são um obstáculo para avançar.


O pirilampo mágico continua à venda em diferentes espaços da cidade, enquanto que os bilhetes para a caminhada têm um custo de cinco euros. As verbas angariadas revertem para o reforço da frota que permita o transporte dos utentes para a freguesia de Navarra.

Deixa-nos uma mensagem