ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: NUNO GONÇALVES/UMINHO
Elsa Moura

Academia 05.08.2025 09H55

Cai para 49 mil o número de candidatos ao ensino superior público

Escrito por Elsa Moura
Em 2024, na 1ª fase de acesso ao ensino superior candidataram-se 58 mil estudantes. Em 2025 são apenas 49 mil.

O prazo para as candidaturas ao Ensino Superior terminou ontem, e de acordo com os dados da Direção-Geral do Ensino Superior, houve 49 mil candidatos, bem abaixo dos 58 mil registados em 2024.


A tendência de diminuição de candidatos já se vinha registando há alguns anos, mas de forma quase inexpressiva: Em 2020 cerca de 62 mil alunos tentaram entrar no ensino superior na 1.º fase e nos dois anos seguintes as candidaturas continuaram a rondar sempre os 60 mil.


Os dados da DGES mostram que este ano o número de candidatos desceu para valores próximos dos registados em 2018, quando também apenas 49.362 alunos se candidataram na 1.ª fase.


Em 2020, ano de pandemia de covid-19 que levou a uma mudança temporária das regras de acesso ao ensino superior, dispararam as candidaturas.

De forma gradual, nos últimos anos, algumas das regras foram sendo repostas, como a obrigatoriedade de realizar vários exames nacionais.


Números que preocupam algumas associações e federações académicas do país. 


Os representantes dos estudantes no ensino superior acreditam que os custos com alojamento estão a afastar os jovens do ingresso no ensino superior. 

Aliás, são cada vez mais aqueles que optam por viagens diárias, mesmo que sejam longas, já que as despesas com alojamento não são suportáveis para muitas famílias e o número de residências universitárias fica muito aquém da procura.


c/Lusa

Deixa-nos uma mensagem