ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Diogo Marques
Elsa Moura

Cultura 03.10.2023 16H44

Bruno Nogueira e Filipe Melo confirmados no Utopia

Escrito por Elsa Moura
O Festival Literário Utopia, cuja primeira edição está agendada para novembro, em Braga, tem novos nomes confirmados.

De 2 e 12 de novembro, a cidade de Braga será a casa da 1ª edição do Festival Literário Utopia, que acolherá, entre os cerca de cem convidados, Bruno Nogueira, Filipe Melo e Marta Pais de Oliveira, eles que se juntam a outras figuras já confirmadas, como Ricardo Araújo Pereira, Miguel Esteves Cardoso, Frederico Lourenço, Ludmila Ulitskaya e David Mitchell.


Quando falta menos de um mês para a realização do evento que apagou da agenda cultural de Braga a Feira do Livro, a The Book Company anuncia novos nomes para o festival que decorrerá, sobretudo, no Espaço Vita.


Ao todo, a organização estima a presença de mais de cem convidados ao longo de onze dias.


Os três convidados agora confirmados vão chegar ao Utopia para diferentes momentos de conversa, agendados para o dia 4 de novembro no Espaço Vita (Capela Imaculada). Depois do afamado projeto conjunto “Deixem o Pimba em Paz”, o humorista Bruno Nogueira volta a juntar-se a Filipe Melo (músico, realizador e autor de banda desenhada) para um primeiro momento de conversa, às 15h00. 


Já às 17h00, será a vez de Marta Pais de Oliveira – autora cujo romance Escavadoras venceu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2020 – embarcar numa conversa com Dulce Maria Cardoso e Francisco José Viegas.

Recorde-se que, entre os 100 convidados que vão passar pelo evento ao longo de 11 dias, o Utopia tinha anunciado, recentemente, outros nomes, como a romancista e cronista portuguesa Lídia Jorge, o jornalista e autor de vários livros José Rodrigues dos Santos, assim como o filósofo dos tempos modernos Gilles Lipovetsky.


90 horas de programação e conferência do Plano Nacional de Leitura dedicada à literacia mediática


O festival literário contará com mais de 90 horas de programação. A primeira edição do Utopia, que apresenta como tema “Territórios Literários, tem como objetivo destacar a aposta no turismo literário, criando uma agenda atrativa para o público nacional e internacional", refere a organização em comunicado.


O primeiro dia tem o seu ponto alto com a sessão inaugural protagonizada por Frederico Lourenço e Ricardo Araújo Pereira, às 21:30, no Theatro Circo. Antes disso e também no teatro histórico da cidade, o dia é preenchido pela conferência do Plano Nacional de Leitura (PNL) que, pela primeira vez, realiza um segundo dia de programação e fora de Lisboa, associando-se ao Utopia. O tema para Braga é a literacia mediática e as inscrições estão já abertas aqui. Durante a manhã, teremos Martim Puchner, com uma apresentação sobre a “Importância das narrativas”, Carlos Coelho, que falará sobre “Ler imagens”, e José Pedro Serra, que irá abordar “O essencial sobre retórica”.


A partir das 12h00, está programada uma entrevista coletiva sobre “Como se faz jornalismo”, com três elementos do Parlamento dos Jovens, que irão questionar os jornalistas Sofia Branco (Lusa), Maria Almeida (Fumaça), Carlos Daniel (RTP) e Paula Borges (RTP África) sobre práticas, acesso e metodologias associadas à profissão. Carlos Daniel irá, ainda, moderar uma sessão participativa sobre “Fact checking”, com Paulo Pena (presidente da Investigate Europe), Nuno André Ferreira (fotojornalista) e David Pontes (Público) como oradores, às 14h30.

Deixa-nos uma mensagem