ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: CMBraga
José Brás

Regional 01.08.2025 17H39

Braga recebe 600 atletas nos 110º Campeonatos de Portugal de Atletismo

Escrito por José Brás
Decorre este fim de semana, no estádio 1º de Maio. Esta é uma oportunidade para alguns atletas apurarem a sua forma ou qualificarem-se para os Mundias de Atletismo de 2025.

Cerca de 600 atletas de todo o país estarão em Braga, este sábado e domingo, para participar nos 110º Campeonatos de Portugal de Atletismo. Da Associação de Atletismo de Braga, mais de 30 atletas vão competir – uns para se prepararem, outros para garantirem a classificação para os Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, em setembro.


Na conferência de imprensa, a dois dias da competição que decorre no estádio 1º de Maio, Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo de Braga começou por garantir que todos os trabalhos de manutenção dos equipamentos e preparação para o evento estão a desenrolar-se dentro da normalidade.


Para além da contratação do staff, que ronda os 80 profissionais, Sameiro Araújo indicou, ainda, a necessidade de adquirir um colchão para o salto em vara e uma gaiola de lançamentos. “Nenhuma requalificação” foi pensada para estes campeonatos, mas a autarca garantiu que trabalhos mais profundos estão agendados para o mês de agosto, depois da competição.


Recordando o ‘Meeting de Braga’, que se realizou no mesmo espaço, no dia 14 de julho, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Rui Ferreira, acredita que Braga se tornou um foco de excelência para a prática competitiva de desporto, especialmente do atletismo. A par dos vários eventos de relevância nacional e internacional que a cidade vem abrigando, “os atletas têm uma preferência especial pela pista de Braga”, não só pelas condições do equipamento como pelas parcerias do Município de Braga e das associações de desporto.


Já nas palavras de Sameiro Araújo, “os campeonatos de Portugal são a prova maior realizada em Portugal em pista ao ar livre”, o que dá a Braga a relevância necessária para apostar mais no atletismo. “Tudo aquilo que tem a ver com a prática está em ótimo estado”, disse, e isso é confirmado pela confiança que as instâncias superiores do desporto depositam na Câmara Municipal de Braga - em 12 anos, a cidade recebeu cerca de seis campeonatos, entre campeonatos de Portugal e da I Divisão, esclareceu.


A autarca deixou, assim, o apelo para que o público visite o estádio 1º de Maio durante o fim de semana. Num mês em que a cidade recebe três grandes competições desportivas (a chegada da 'Volta a Portugal’, o ‘Torneio Internacional de Basquetebol’ e os ‘110º Campeonatos de Portugal de Atletismo’), Sameiro Araújo espera que “os bracarenses consigam dizer presente” porque a cidade “cada vez mais vive o desporto”, rematou.


“A pressão que eu tenho num campeonato internacional não se compara à pressão que eu sinto num evento internacional”


Competir em casa não é um ponto de pressão para Mariana Machado. A atleta, que vai correr, entre outros eventos, os 5.000 metros, acredita que competir no estádio 1º de Maio, onde costuma treinar, é uma vantagem tendo em conta que conhece o equipamento e a oportunidade de ter a família a apoiá-la das bancadas é maior. “Se é uma pressão, é uma pressão saudável”, disse.


A pressão vem, na realidade, do facto de esta ser a oportunidade para a atleta bracarense se qualificar para os Campeonato Mundial de Atletismo de 2025, que se realizam em Tóquio, entre os dias 13 e 21 de setembro, depois de estar afastada de treinos e competições devido a uma apendicite que obrigou a “uma cirurgia de urgência”.

Deixa-nos uma mensagem