ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Regional 01.02.2025 08H02

Braga tem o maior número de cuidadores informais do distrito

Escrito por Liliana Oliveira
Dos 1752 cuidadores informais do distrito, 324 são do concelho de Braga. Segurança Social de Braga tem 4376 requerentes do estatuto de cuidador informal. 

Há no concelho de Braga 324 cuidadores informais, o número mais elevado do distrito de Braga, que, no total, conta com 1752 cuidadores que são acompanhados por técnicos da segurança social e de saúde. Os números foram revelados, esta sexta-feira, pelo presidente do Instituto da Segurança Social de Braga, João Ferreira, no primeiro Congresso Cuidadores em Rede, que decorre no Forum Braga.


O responsável revelou ainda que, no distrito, contam-se 4376 requerentes do estatuto de cuidador informal. João Ferreira denotou ainda que o novo estatuto permitiu o “o aumento do apoio mensal, garantiu o alargamento do estatuto, na medida em que cuidadores não familiares podem obter o estatuto desde que tenham mesma morada fiscal que o doente, introduz a figura do cuidador informal provisório e consolida questões entre conciliação da atividade profissional e da prestação de cuidados, como por exemplo o direito ao teletrabalho, quando é permitido”.


Domingos Sousa, presidente da ULS Braga, recordou o protocolo assinado com a Associação Cuidadores Familiares e Amigos de Braga (ACFAB), que permitiu “reforçar o compromisso no desenvolvimento de iniciativas que visam a capacitação dos cuidadores , divulgação dos seus direitos e promoção do bem estar e saúde do cuidador”.

Firmino Marques, presidente da ACFAB, enalteceu a importância do trabalho em rede “para se chegar mais longe”.


Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou a necessidade de “fortalecer a colaboração entre os diversos atores envolvidos no cuidado e na assistência”.

“Num mundo cada vez mais complexo e interligado, é fundamental que possamos construir uma rede de apoio sólida que proporcione recursos, conhecimento e, acima de tudo, empatia para aqueles que estão na linha da frente do cuidado”, referiu. Para Sameiro Araújo, os cuidadores, sejam familiares ou profissionais, enfrentam desafios imensos que muitas vezes passam despercebidos. “Este Congresso é uma oportunidade para debatermos não apenas os desafios, mas também as soluções para melhorar as condições de trabalho e de vida desses profissionais”, acrescentou.


O Congresso, o primeiro do género realizado em Braga, prossegue este sábado, com uma sessão às 10h00, sobre "A Academia e o Cuidado". Na sessão, vão participar César Bugallo Carrera, Vítor Tedim Cruz, Carlos Sequeira e Constança Paúl. Depois, às 11h20, o tema será "Cuidar com a Geração Z", onde serão apresentados projetos e tecnologias inovadoras no âmbito dos cuidadores informais. 

Deixa-nos uma mensagem