ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Câmara Municipal de Braga
Redação

Regional 28.09.2021 14H34

“Braga está na moda e é um dos destinos mais atrativos da Europa”

Escrito por Redação
O presidente da Associação Empresarial de Braga realça o trabalho de organização e promoção da cidade bracarense. 
Declarações de Domingos Macedo Barbosa, de António Cunha, presidente da CCDR-N, e do autarca Ricardo Rio.

false / 0:00

Domingos Macedo Barbosa destaca o papel do setor turístico na retoma da atividade económica. O presidente da Associação Empresarial de Braga foi um dos oradores da 3ª Gala do Turismo, esta segunda-feira, no Espaço Vita.


O turismo está “a sair de um período muito difícil”, enaltece o dirigente empresarial, acreditando que “a atividade vai voltar a dar um contributo muito forte para a criação de riqueza e de emprego”. “Se a nossa oferta turística é apelativa e diferenciadora, é porque temos boas empresas e excelentes profissionais”, argumenta, enobrecendo a resiliência dos trabalhadores do setor durante a pandemia.


Domingos Macedo Barbosa não tem dúvidas que Braga "está na moda” e que é “um dos destinos mais atrativos da Europa”. Na gala em que foram premiadas empresas e instituições com contributos para a dimensão turística do concelho, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDR-N) referiu que o sector do turismo continua a ser “estratégico para a região norte do país”.


António Cunha realça a evolução positiva da cidade dos arcebispos e que é comprovado com resultados animadores. No entanto, o líder defende que a recuperação do setor exige o posicionamento em “mercados que remunerem melhor” e uma melhor aposta nos recursos humanos. O presidente da CCDR-N sustenta ainda que as regiões devem procurar uma aposta esclarecida, como a “promoção eletrónica” e a “digitalização do destino”.



"Braga continuará a ser um extraordinário destino, qualquer que seja o prémio que venha a receber”


Também presente na cerimónia, o presidente da câmara municipal de Braga valorizou as iniciativas dos vários agentes económicos, instituições bracarenses e os poderes públicos que trabalham o turismo bracarense.


Ricardo Rio espera que o setor continue a ganhar preponderância e aumente o volume de emprego. Em 2013 Braga tinha 200 mil dormidas por ano, em 2019 esse valor triplicou e, nos primeiros meses de 2020, registou crescimentos de 20 a 30% em relação ao ano anterior.


Na visão do edil, os resultados são “o testemunho do que a cidade tem para oferecer e proporcionar”. À espera de turistas, Ricardo Rio confia que a recuperação do setor manterá Braga como “um extraordinário destino, qualquer que seja o prémio que venha a receber”.



Escrito por Rita da Costa Carvalho*

Deixa-nos uma mensagem