Cultura 20.03.2024 17H01
Braga En’Cena volta a dar palco a entidades artísticas locais
A iniciativa está de regresso ao Theatro Circo com oito espetáculos originais, de 7 de abril e 8 de outubro.
‘Até Quando?’. Este é o nome da peça do ‘Movimento Semnome’ que pretende refletir sobre a liberdade e que marca o arranque da edição 2024 do Braga En’Cena, a 7 de abril. O festival está de regresso ao Theatro Circo, pelo segundo ano consecutivo, para dar visibilidade às entidades artísticas locais.
Dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, a criação do ‘Movimento Semnome’, projeto que reúne atores dos vários grupos que compõem o programa cultural, tem como objetivo desafiar o público a "questionar o que é a liberdade” e "não a tomar como garantida”. “Vão poder refletir sobre o contexto do 25 de Abril, o que se passa atualmente no mundo e sobre a importância da liberdade”, sublinha aos microfones da RUM, a chefe do gabinete da presidência da Câmara de Braga, Ana Ferreira.
Ao contrário da primeira edição, que decorreu ao longo de uma semana, o novo programa prolonga-se por vários meses com oito apresentações. Entre 7 de abril e 8 de outubro, subirão ao palco bracarense diversas criações inéditas protagonizadas por nove grupos cénicos.
De acordo com Ana Ferreira a iniciativa surge de um “desafio” lançado aos grupos de teatro locais para que apresentassem novas criações e ainda um projeto em conjunto. Ressalta ainda que o novo modelo de programação vai ao encontro da “aposta do município” na cultura local e na formação de novos atores, permitindo que os jovens, que integram as estruturas locais, possam apresentar novos projetos ao público.
Da comédia ao drama, Braga En'Cena apresenta várias propostas
O programa cultural prossegue no dia 14 de abril, com o espetáculo ‘Animais’, do Grupo de Teatro Planalto a subir ao palco do Theatro Circo. Já, a 5 de maio, a Nova Comédia Bracarense apresenta a peça ‘O Aniversário do Casamento III’. No mês seguinte, a 12 de junho, a Cooperativa de Ensino Artístico – CEA, apresenta ‘Asas de Pedra’.
Em julho, no dia 7, é a vez do Grupo Cénico de Arentim apresentar o espetáculo ‘Passa Por Mim Na Arcada’, e, no dia 31, a Tin.Bra - Academia de Teatro dá a conhecer ‘Se Uma Gaivota Viesse’.
Após uma breve pausa, o Braga En’Cena regressa, a 10 de setembro, com a peça ‘Vamos Todos’, do Projecto Expressar. O encerramento do festival, a 8 de outubro, estará ao cargo do grupo MalaD’arte com a apresentação do espetáculo ‘Palavras Pendentes’.
Os bilhetes já se encontram disponíveis, sendo a receita revertida a favor das nove entidades artísticas envolvidas.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Catarina Martins