Cultura 23.12.2024 14H32
Braga e Guimarães unidos numa ‘Zona Franca’ de música e dança
O novo ciclo interdisciplinar que une o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o Theatro Circo e o gnration, em Braga, decorre ao longo de 2025. Vera Mantero e Susana Santos Silva marcam o primeiro momento da iniciativa.
Fruto de uma parceria entre o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), através d’A Oficina, o Theatro Circo e o gnration, pela Faz Cultura, o ciclo 'Zona Franca' arranca em 2025 e propõe três colaborações que se vão desenrolar entre Braga e Guimarães ao longo do ano. O novo ciclo interdisciplinar que vai juntar músicos e coreógrafos num diálogo artístico e de criação entre a música e a dança foi anunciado esta semana.
Caberá à coreógrafa e bailarina Vera Mantero e à trompetista Susana Santos Silva inaugurar a iniciativa durante o GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea, em Guimarães, a 8 de fevereiro, que segue depois para Braga logo no dia 9 de fevereiro, no gnration.
Em comunicado, a organização explica que este ciclo pretende reforçar a ligação entre os territórios de Braga e Guimarães, “promovendo a circulação de públicos e artistas e a criação de novos trabalhos”.
Em declarações à organização, o diretor artístico do CCVF, Rui Torrinha, aponta que este é "um grande exemplo de colaboração num território altamente criativo, cuja prioridade do incentivo à criação está na linha da frente da relação entre instituições, artistas e na conquista de públicos itinerantes”.
Luís Fernandes, diretor artístico do Theatro Circo e gnration, fala também na mesma linha e afirma que o 'Zona Franca' é “um forte sinal sobre trabalho colaborativo entre instituições culturais que partilham território e públicos”.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Maria Carvalho