ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: CM Braga
Tiago Barquinha

Regional 23.11.2020 19H17

Braga distinguida como a cidade mais transparente entre as 50 com maior população

Escrito por Tiago Barquinha
Guimarães ocupa o quarto lugar do ranking da DYNTRA, Vila Nova de Famalicão o 21º e Barcelos o 45º.
As declarações de Ricardo Rio.

false / 0:00

Braga foi considerada a mais transparente das 50 cidades com maior população em Portugal, ocupando também a primeira posição nas capitais de distrito. A distinção foi atribuída pela DYNTRA - Dynamic Transparency Index, organização internacional que tem como propósito promover a transparência das administrações públicas municipais, regionais ou estatais, com projectos e metodologias desenvolvidas em vários países.


Para o presidente da autarquia, o resultado é o reflexo do “caminho traçado pelo executivo” nesta área. Ricardo Rio refere que se trata de “uma vertente em que o município assumiu o compromisso de trabalhar no sentido de haver um maior escrutínio gradual por parte dos cidadãos”. “Como se trata de um ranking da transparência, diria que é uma matéria que nos deixa particularmente satisfeitos”, acrescenta.


A cidade de Braga cumpre 84 dos 139 indicadores analisados, que vão desde documentação oficial e informações financeiras sobre as autarquias até à sua acessibilidade. Ricardo Rio explica que a entidade responsável pelo ranking comporta-se, num primeiro momento, como “um interlocutor normal tentando ter acesso à informação e verificando os seus vários níveis”. A análise é complementada com “um conjunto de questionários enviados às câmaras municipais”.


Mesmo ocupando a primeira posição da classificação, Ricardo Rio enaltece que “ainda há muito caminho pela frente”, destacando a vontade de o executivo municipal em “reforçar a informação e a respectiva qualidade e acessibilidade”.


Segundo o ranking da DYNTRA, Braga, com 60%, é a única das 50 cidades com maior população com uma percentagem de transparência acima dos 50%. Valongo e Cascais, que ocupam a segunda e terceira posições, apresentam 49% e 47%, respectivamente. Em relação aos outros concelhos do distrito, Guimarães ocupa o quarto lugar, com 44%, Vila Nova de Famalicão o 21º, com 37%, e Barcelos o 45º, com 28%.

Deixa-nos uma mensagem