ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Município de Braga
Ariana Azevedo

Regional 20.05.2025 15H47

Braga chega aos 14 Espaços Cidadão com novo balcão inaugurado em Frossos

Escrito por Ariana Azevedo
O espaço vai permitir aos habitantes de Frossos aceder localmente a vários serviços da administração pública, sem necessidade de se deslocarem ao centro.  
Ricardo Rio, na inauguração do novo Espaço Cidadão em Frossos:

false / 0:00

Foi inaugurado esta terça-feira o novo Espaço Cidadão de Frossos, localizado na sede da Junta de Freguesia. Com esta abertura, passam a ser 14 os Espaços Cidadão ativos no concelho de Braga.


A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, dos vereadores João Rodrigues e Altino Bessa, e da presidente da União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos, Adélia Silva. 


Durante a inauguração, Ricardo Rio destacou que esta é mais uma aposta na “descentralização dos serviços e reforço da proximidade”, bem como no “esforço de digitalização de muitos dos serviços”. Além dos 14 balcões espalhados pelo concelho, Braga conta ainda com o Balcão Único, situado na entrada principal do Convento do Pópulo.


O autarca sublinhou também a importância de manter o contacto presencial com a população, mesmo num contexto de crescente digitalização. Segundo afirmou, a criação destes espaços resulta de uma colaboração estreita com as juntas de freguesia, que têm demonstrado disponibilidade para assegurar as condições físicas e humanas necessárias.


“Temos valorizado muito esta dimensão de proximidade. Temos reagido positivamente aos desafios lançados pelas juntas, que estão disponíveis para colaborar. É uma mais-valia para a população de todos estes territórios”, acrescentou.


Durante a cerimónia, Ricardo Rio referiu ainda o projeto do Balcão Solidário, recentemente aprovado pela autarquia. Trata-se de uma iniciativa que levará serviços públicos ao domicílio de cidadãos com mobilidade condicionada. O projeto conta com o apoio da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.


“O acordo com a AMA tem sido relativamente fácil, mais fácil até do que foi para viabilizar o projeto do Balcão Solidário”, referiu.


O presidente da câmara adiantou também que há mais três a quatro freguesias interessadas em acolher um Espaço Cidadão, embora a concretização dependa da capacidade local de garantir os meios necessários.


Por fim, destacou ainda a intervenção em curso no edifício da Junta de Freguesia de Merelim (São Pedro), atualmente em fase adiantada de desenvolvimento.

Deixa-nos uma mensagem