ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Elsa Moura

Regional 20.09.2024 11H32

Braga. Casal de professores de português lança terceiro livro infantil

Escrito por Elsa Moura
Escrito por Elisabete Pereira, o livro "Mistério da Gruta" vai ser apresentado em outubro. Miguel Oliveira "dá o toque musical" num percurso que começa a ficar consolidado nas escolas e em casa.
Declarações de Elisabete Pereira e Miguel Oliveira, na RUM

false / 0:00

Elisabete Pereira e Miguel Oliveira são um casal de professores de Braga que está apostado em promover a leitura junto dos mais novos. Preparam-se para lançar o terceiro livro “O Mistério da Gruta”, que tem apresentação prevista para outubro, em Vila Verde.


“A menina que não sabia contar” foi a primeira história infantil, abordando o tema da inclusão. Seguiu-se “O Mundo Paralelo”, dedicado ao ambiente. E o sucesso e acolhimento positivo das duas obras, junto de colegas professores, escolas e pais, aliado ao entusiasmo dos mais pequenos dão força para explorar outros temas no futuro, assumem numa entrevista à RUM. 

Elisabete Pereira confessa que dentro dela vive uma criança e que inspiração e ideias não faltam para prosseguir este caminho de mãos dadas com Miguel Oliveira, o marido. "Tudo começou há muitos anos. A história 'A menina que não sabia contar´ já estava escrita há muitos anos, mas faltava-me a coragem para publicar. O Miguel ajudou-me a ganhar confiança para publicar", começa por recordar Elisabete Pereira.


Já o segundo livro, "O Mundo Paralelo" surgiu de um desafio da empresa intermunicipal Braval. Aborda o ambiente, a reciclagem e a sustentabilidade ambiental.


Pronto para chegar às prateleiras da Centésima Página está agora "O Mistério da Gruta". "A mensagem principal é a importância da leitura, temos que investir mais. A tendência das crianças é para lerem menos por causa das tecnologias", resume a autora.


O sucesso dos livros junto da comunidade escolar tem levado a professora e autora a escolas da região e de vários pontos do país, incluindo as ilhas.


Agora as apresentações de Elisabete nas escolas contam com um momento musical inspirado no livro


Paulo Salvador Lopes é o ilustrador. Miguel Oliveira é o autor das músicas. À RUM conta que apesar da longa experiência na área da música, esta é a primeira vez que faz música infantil. 

"Ela tinha esta vertente que tem tudo a ver connosco, o público infantil com quem lidamos todos os dias. A Elisabete queria terminar as apresentações sempre com uma música e fui utilizado com todo o gosto", confessa entre risos. Um sucesso que os apanhou, de certa forma, de surpresa. 


[OUVIR 'A LEITURA É FUNDAMENTAL' O MISTÉRIO DA GRUTA]


"Está a dar um gozo enorme e fazer as músicas e ver as crianças todas a cantar e com uma felicidade enorme é impagável", descreve. "A forma como as crianças reagem às histórias e como devoram os livros é algo que para mim, também como professor de Português, me deixa feliz", acrescenta. 


O professor defende também que "escrever para crianças e conseguir ter humor e todas as técnicas para cativar a atenção é um dom". Elisabete Pereira admite também que "os comentários espetaculares dos alunos dão alento para continuar". "Realmente, se eles gostaram tanto, porque não escrever um próximo?", atira.


Dimensão didática presente também no digital


E apesar de o livro infantil ser precisamente um apelo à leitura, a vertente digital não é esquecida e é explorada com ferramentas didáticas. "Adicionamos em todos eles [os livros] um QR Code que dá acesso à música que o Miguel canta, e muito bem, com os nossos filhos e dá acesso a um padlet que tem um conjunto de recursos. Como somos professores também sabemos como nos colocar do lado do pai e do professor e tem uma série de recursos tentando fazer a articulação com todas as disciplinas e, em conjunto, trabalham todos a mesma obra", incluindo música e educação física", explica.


O livro infantil “O Mistério da Gruta” será apresentado no dia 11 de outubro na Biblioteca de Vila Verde.

Todas as obras são direcionadas para crianças entre os três e os doze anos. Podem ser adquiridas na Livraria Centésima Página e também online.

Deixa-nos uma mensagem