Regional 29.02.2024 17H20
Braga avança com ferramenta que calcula pegada de carbono dos cidadãos
Divide-se em quatro categorias: casa, transporte, alimentação e compras.
Braga é o primeiro município do país a aderir ao PSLifestyle. A ferramenta, desenvolvida pela DECO PROteste e apresentada, esta quinta-feira, no Centro de Educação Ambiental da Quinta Pedagógica, permite medir a pegada de carbono dos cidadãos.
Online, gratuito e de uso individual, o instrumento carateriza-se por um questionário, que abarca quatro categorias: casa, transporte, alimentação e compras. Consoante as respostas, são dadas sugestões personalizadas para o dia-a-dia de cada pessoa.
De acordo com o coordenador da DECO Regiões, “não é suficiente conhecer”, destacando a importância de “encontrar soluções” que permitam “alterar” a realidade. Justificando a escolha da Câmara de Braga com o trabalho que tem desenvolvido nesta área, André Regueiro frisa a importância da “promoção de uma agenda verde” em torno da sustentabilidade ambiental.
O vereador Altino Bessa acrescenta “o fim educacional” ligado a este instrumento, assim como a relevância de potenciar “dados concretos capazes de dar informação mais fidedigna" sobre o tema. “Este é mais um passo importante em direção a um futuro mais sustentável e consciente que começa em Braga, mas que será certamente replicado por todo o país”, enaltece o responsável pelo pelouro do Ambiente.
A ferramenta pode ser acedida através de um link disponibilizado pelo município e de um QR Code, espalhado por diferentes locais do concelho.