ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Liliana Oliveira

Cultura 21.05.2025 12H44

“Bracara Augusta é Vossa!”. Já arrancou a 21.ª edição da Braga Romana

Escrito por Liliana Oliveira
Na sessão de abertura da XXI edição da Braga Romana - Reviver Bracara Augusta, marcaram presença cerca de três mil alunos de mais de 40 escolas do concelho de Braga, trajados a rigor.
REPORTAGEM AUDIO

false / 0:00

“Bracara Augusta é Vossa!”. A expressão fez-se ouvir na Praça Municipal, por um dos muitos figurantes que, até 25 de maio, ajudam Braga a recuar no tempo.

Na sessão de abertura da XXI edição da Braga Romana - Reviver Bracara Augusta, marcaram presença cerca de três mil alunos de mais de 40 escolas do concelho de Braga, trajados a rigor.

Flora, a Deusa que anunciava a primavera, foi uma das atrações da manhã. Os pequenos bracarenses brindaram-na com um banho de flores, num momento cheio de cor e cheiro à nova estação.


Ana Ferreira, chefe de gabinete de apoio à presidência, recorda que, até 25 de maio, haverá “72 horas de programação e mais de 160 atividades espalhadas por seis palcos”. Entre as novidades, Ana Ferreira destaca “a exposição que está patente no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, a instalação interativa no Largo D. João Peculiar, que combina as media arts, a história e a tecnologia, convidando todos os visitantes a passar por lá e a ser transportados para a vida quotidiana de Bracara Augusta”. “Temos também o Circus Maximus, na Praça do Pópulo, workshops, oficinas e visitas encenadas”, acrescentou.

O bom tempo faz antecipar “muita afluência” à cidade de Braga, ao ponto de “ser já difícil fazer uma reserva nas unidades hoteleiras” da cidade.


Na apresentação do evento, que implica um investimento a rondar os 350 mil euros, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, apontava à passagem de 300 mil pessoas e a um retorno económico de 10 ME.

A Braga Romana 2025 terá cerca de 160 apresentações espalhadas por seis palcos emblemáticos — Praça Municipal, Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo S. João do Souto, Largo de Santiago e Largo D. João Peculiar — transformando o centro histórico num verdadeiro cenário romano. Serão 72 horas de programação, com 163 atividades pedagógicas, desde aulas de latim e oficinas de cerâmica a encenações e jogos romanos, e 13 áreas cenográficas.


À semelhança dos anos anteriores, o público poderá também assistir ao Cortejo Triunfal, aos rituais de Batizado e Casamento Romano, ao espetáculo CIRCUS MAXIMUS, no Largo do Pópulo, e ao tocante Funeral Romano. O simbólico Rito Fundacional de Bracara Augusta volta também a marcar o reencontro com o espírito ancestral da cidade.

Deixa-nos uma mensagem