ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Regional 23.05.2024 08H24

Bosch vai investir 50 milhões de euros na fábrica de Braga

Escrito por Liliana Oliveira
Unidade bracarense vai sofrer uma transformação do portfólio de produtos.

A Bosch vai investir 50 milhões de euros na fábrica de Braga, este ano. A informação foi avançada ao Negócios por  Carlos Ribas, responsável da Bosch em Portugal e diretor técnico da Bosch em Braga.


Segundo o responsável, a unidade bracarense vai sofrer uma transformação do portfólio de produtos, que passará gradualmente dos sistemas de "infotainment" para soluções como computadores de bordo, câmaras e sensores.

"A Bosch está a focar os seus esforços de desenvolvimento e produção de tecnologias essenciais para as necessidades atuais e futuras dos veículos, que irão contribuir para uma mobilidade mais segura, confortável e sustentável", explicou o responsável. 


A empresa estima que o mercado de software automóvel deverá atingir um volume significativamente superior a 200 mil milhões de euros até 2030, o que significa três vezes mais do que em 2020.


As vendas da Bosch Portugal aumentaram 1,7%, para 2.100 milhões de euros, no ano fiscal de 2023 face a 2022, tendo o grupo criado 450 novos empregos e mantendo “algumas centenas” de vagas em aberto.

Do total de vendas, a Bosch Portugal faturou no mercado nacional 383 milhões de euros, 5,2% acima do nível de 2022, avançou hoje a empresa em comunicado.


Citado no documento, o presidente do grupo Bosch em Portugal e Espanha, Javier González Pareja, refere que, apesar do “ambiente global desafiante e de alguma incerteza, 2023 foi um ano positivo para a Bosch em Portugal”.

Atualmente com pouco mais de 7.000 trabalhadores em Portugal e com “algumas centenas” de vagas ainda em aberto, a Bosch destaca ser “um dos maiores exportadores do país, com um nível de exportação superior a 97%” e “com mais de 50 países em todo o mundo a importar soluções produzidas em Aveiro, Braga e Ovar e serviços prestados a partir de Lisboa”.

Números que, enfatiza, “reforçam a importância da Bosch no total de exportações do país (cerca 1,7%), traduzindo-se num impacto de cerca de 1% por centro do PIB [Produto Interno Bruto] de Portugal”.


c/Negócios e Lusa

Deixa-nos uma mensagem