Regional 02.02.2024 14H37
Bombeiros Sapadores de Braga têm novos fatos para combate a incêndios
Investimento de 150 mil euros está direcionado para o combate a incêndios estruturais (urbanos e industriais).
Os Bombeiros Sapadores de Braga contam desde hoje com um novo equipamento de proteção individual para o combate a incêndios estruturais (urbanos e industriais). O equipamento foi apresentado hoje, no quartel dos sapadores, e na presença do presidente da autarquia e do vereador com o pelouro da proteção civil.
O investimento terá rondado os 150 mil euros e permitirá "uma melhor capacidade de resposta", segundo o vereador Altino Bessa, citado num comunicado enviado à RUM. Na mesma sessão foi ainda anunciada a abertura de um curso para 29 novos elementos.
Ainda de acordo com a ordem de trabalhos da reunião camarária agendada para segunda-feira, o executivo liderado pela coligação Juntos por Braga irá analisar e votar a proposta para alteração da data da fundação histórica da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga para 1766 e não em 1799.
Segundo o vereador, a autarquia solicitou ao Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho um parecer sobre a data da fundação histórica da Companhia de Bombeiros Sapadores e, recorrendo a documentos do Arquivo Municipal de Braga (AMB) e do Arquivo Distrital de Braga (ADB), a investigação, liderada pelo Professor Doutor Francisco Manuel Ferreira de Azevedo Mendes, "veio comprovar que o registo camarário de 22 de Maio de 1766 figura como o momento legal de fundação da Companhia da Bomba de Braga, cuja existência é confirmada pelo Príncipe Regente D. João em 8 de Junho de 1799".
Significa que a  22 de Maio de 2024 comemora 258 anos. “Com esta actualização, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga passa a ser a terceira mais antiga do País”, informou Altino Bessa.