Regional 29.11.2023 16H47
'Boldest.io' vence 2.ª edição do iTech Tourism da Startup Braga
A nova edição contou com 30 candidaturas, nomeadamente 17 nacionais e 13 internacionais.
A ‘Boldest.io’, que cria mapas interativos para a indústria de viagens, é a startup vencedora da segunda edição do programa de aceleração iTech Tourism da Startup Braga. Este ano, a iniciativa, em parceria com o Turismo de Portugal, decorreu ao longo de oito bootcamps, com a participação de doze equipas.
Esta terça-feira, os participantes foram desafiados a apresentarem o trabalho desenvolvido nos últimos dois meses no habitual Demo Day. A startup espanhola foi a grande vencedora do prémio final no valor de 10 mil euros. Xose Manuel Feijoo, CEO da empresa, explica que o projeto consiste na "criação de mapas interativos para a indústria de viagens para melhorar as vendas de qualquer produto". "Nós simplificamos a descoberta de informações e as pessoas divertem-se com isso", acrescenta, mostrando-se "muito satisfeito" pelo reconhecimento.
A 2ª edição do programa contou com 13 candidaturas internacionais
A nova edição contou com 30 candidaturas, nomeadamente 17 nacionais e 13 internacionais de países como Brasil, Espanha, Índia, Islândia, Países Baixos ou Turquia. Luís Rodrigues, diretor executivo da Startup Braga, faz um balanço positivo do programa que reuniu "ideias muito diversas". "Tivemos uma grande diversidade cultural e geográfica que trouxe muita riqueza ao programa", considera. Também a própria tipologia das soluções dos projetos, de acordo com o diretor executivo, "acabou por ser muito diversa".
"Tivemos projetos orientados para a otimização dos negócios das empresas do setor, outros orientados para a melhoria da experiência do turista ao longo do ciclo da viagem, mas também projetos que pretendem direcionar os turistas para territórios e para épocas de menor procura e projetos que procuram promover um turismo e uma mobilidade inteligente e sustentável", elenca.
Também Sérgio Guerreiro, diretor-coordenador da Direção de Gestão de Conhecimento do Turismo de Portugal, mostra-se "bastante satisfeito" com a iniciativa que visa "impulsionar o setor através do apoio a projetos com soluções inovadoras e de caráter tecnológico". "Conseguimos juntar um conjunto de startups com soluções que respondem àqueles que são os nossos principais desafios na indústria, nomeadamente melhorar a eficácia e a eficiência das nossas empresas, melhorar a sustentabilidade do nosso setor e melhorar a experiência que damos aos turistas", salienta.
Sérgio Guerreiro reforça ainda a importância da parceria com a Startup Braga, tendo em conta "o contributo e o potencial que estruturas desta natureza têm a trazer para um setor tão competitivo, como o do turismo, para continuarmos a ser competitivos".